Saúde

Profissionais de saúde recebem capacitação sobre boas práticas nas salas de vacina

Por SEMUC

08/10/2021

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação Municipal de Imunização (CMI) promove até esta sexta-feira, 8, uma capacitação para os profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família.

A ideia é atualizar os conhecimentos referente às boas práticas em sala de vacina, calendário básico de vacinação e sistema de informação para oferecer um serviço de qualidade a população. Os profissionais foram divididos por turmas pela manhã e a tarde, a capacitação acontece no próprio CMI.

Durante a capacitação, os profissionais são instruídos principalmente sobre a alimentação do sistema de dados que devem ser fornecidos de forma assertiva durante toda a campanha de vacinação, que são transmitidos pelos técnicos de todos os municípios que atuam nas salas de vacinação.

“É uma capacitação de suma importância para nós profissionais que estamos atuando na linha de frente da vacinação covid-19 e outras vacinações. Com esse conhecimento repassado aqui pelo CMI, nós vamos poder atualizar o sistema diariamente e de forma mais assertiva, pois os dados registrados influenciam diretamente no município e Ministério da Saúde”, destaca o enfermeiro da UBS Sayonara Dantas, Eberson da Silva Nascimento.

“Através dessa capacitação vamos adquirir mais conhecimento para dinamizar a operacionalização dos registros dos imunobiológicos nas salas de vacina, é uma forma de repassar os dados de forma fidedigna ao Ministério da Saúde, por meio do sistema, pois nas UBS são utilizados outros sistemas diferente desse e as vezes dificulta a operacionalização”, afirma Keila da Silva, enfermeira da UBS Dr. Dimitri Grandez, do bairro Alvorada.

Fotos: Fernando Teixeira - https://flic.kr/s/aHsmWRAXo9