Social

Referência nacional - Comitiva do Paraná visita Boa Vista para conhecer e replicar ideias inovadoras voltadas à primeira infância

A comitiva de Arapongas visitou o Programa Família que Acolhe, escolas municipais, Hospital da Criança, projeto Caminhos da Primeira Infância e o Parque do Rio Branco

Por Ceiça Chaves

08/10/2021

O trabalho desenvolvido em favor da Primeira Infância em Boa Vista tem se tornado referência em todo o país. E prova disso é a vinda à capital de pessoas interessadas em conhecer de perto as políticas públicas que têm dado certo. Nestes dois dias, 6 e 7, foi a vez de uma comitiva de Arapongas, interior do Paraná, que veio buscar informações e poder replicar as experiências em seu local de origem.

A comitiva veio composta pelo secretário municipal de Administração da Prefeitura de Arapongas, Beto Siena, vereador Marcelo Junio, diretora Leandra Birce e a psicóloga Clarissa Bergonci, que nestes dois dias, 6 e 7, conheceram de perto a rede de atendimentos voltados à primeira infância.

A intenção da equipe é levar ideias inovadoras para a cidade paranaense. A comitiva visitou o Programa Família que Acolhe, política pública criada em 2013 que acompanha a criança, da gestação aos seis anos de idade e que deu início a todo o processo de transformação dos últimos oito anos. A ideia é replicar o programa em Arapongas e estender de forma intersetorial os serviços, assim como ocorre em Boa Vista.

Também visitaram o Centro de Referência e Assistência Social do bairro União, local que também são ofertados atendimentos à primeira infância através da descentralização do FQA, das Visitações Domiciliares e grupos de famílias. As escolas municipais Waldinete de Carvalho Chaves, Cunhatã Curumim e as Casas Mãe do Núcleo do Pintolândia também entraram no roteiro, locais onde se inicia a vida escolar das crianças a partir de 2 anos.

A comitiva também visitou o Hospital da Criança Santo Antônio, o projeto Caminhos da Primeira Infância no bairro Nova Cidade. Além disso, conheceram um dos mais belos pontos de Boa Vista, o Parque do Rio Branco, subiram no Mirante Edileusa Lóz e a maior Selvinha Amazônica da cidade. Todos os locais visitados são uma pequena amostra do que é feito pela primeira infância em Boa Vista.

O que os visitantes acharam do trabalho feito em Boa Vista

“A nossa vinda a Boa Vista foi para ver essa inovação, esse olhar diferente. E estamos surpreendidos com todo o trabalho que é desenvolvido aqui, não só na teoria, mas na prática. A estrutura aqui revela um novo conceito. Voltaremos para a nossa cidade com novas ideias, com outra visão em relação à primeira infância. A gente viu o quanto as crianças até os seis anos de idade são, realmente, bem assistidas”. Marcelo Junio, vereador de Araponga (PR)

“Nosso intuito é levar a experiência daqui para implantar em Arapongas. Boa Vista está de parabéns, estão avançados e muito. A prefeitura teve uma visão humana, o que gerou esse contexto que hoje estamos vendo. Toda essa integração da saúde, educação, social, ajuda no desenvolvimento do município”. Beto Siena, secretário municipal de Araponga (PR)

“O que mais me encantou foi essa união das secretarias. Isso é muito importante. Viemos aqui em busca de levar esses projetos de primeira infância para a nossa cidade, principalmente para os nossos Centros de Educação. Ficamos encantados com o Família que Acolhe. Estudamos bastante sobre ele antes de vir”. Leandra Birce, diretora-geral dos Centros de Educação Municipal de Arapongas (CMEIs)