Servidores poderão vender férias e receber indenização por licença-prêmio

A partir de janeiro de 2022, secretarias e servidores podem negociar a compra e venda de dez dias de férias

29/10/2021

Os servidores de Boa Vista poderão vender um terço das férias e pedir indenização por licença prêmio a partir de janeiro de 2022. O anúncio foi feito pela Prefeitura nesta sexta-feira, 29.

Todos os servidores, incluindo secretários, poderão negociar 10 dias das férias com suas respectivas secretarias. É necessário interesse e disponibilidade de ambas as partes, segundo o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Licoln Oliveira da Silva.

“É uma forma de beneficiar o servidor. Pensamos nisso como uma forma de auxílio ao servidor, caso ele tenha alguma necessidade ou não tenha interesse em ficar 30 dias afastado do trabalho”, disse Silva.

A licença-prêmio é um benefício exclusivo dos servidores efetivos, logo a negociação para indenização também só pode ser feita com os servidores de carreira do município. Depois de cinco anos de atividades, os servidores efetivos têm direito há 90 dias de licença – a já citada licença prêmio.

A partir do próximo ano, 50% deste tempo pode ser indenizado para que o servidor continue trabalhando e receba o valor equivalente a 45 dias, em dinheiro. No caso dos profissionais da Educação, que recebem pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, podem pedir indenização de 100%, ou seja, recebem para renunciar aos 90 dias de licença.

Valorização do servidor – Nesta semana, a Prefeitura também anunciou a extensão do vale transporte para todos os servidores e o pagamento de auxílio refeição para dar mais comodidade e melhores condições de trabalho.

Todos os servidores receberam o pagamento adiantado e, ainda, tiveram um reajuste de 9,02 no salário. As medidas fazem parte de um pacote de políticas em comemoração ao dia do servidor.