Tecnologia

CCTI - Em um mês de aulas presenciais, conhecimentos básicos sobre robótica são apresentados aos novos alunos

As aulas têm acontecido de forma escalonada, com turmas divididas, tendo em vista os protocolos de segurança contra Covid-19

Por Marcus Miranda

10/11/2021 - Última atualização 10/11/2021

As aulas presenciais do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) completaram neste último dia 07, um mês de retorno. Desde então, os professores da unidade têm introduzido conhecimentos básicos sobre robótica aos novos alunos, com base na metodologia educacional da LEGO, intitulada Science - Ciência, Technology - Tecnologia, Engineering - Engenharia, Arts - Artes e Mathematics – Matemática (STEAM).

“Temos a aula conceito, na qual explicamos a função daquela determinada peça, robô, por exemplo. Já na próxima aula, os alunos vão para o laboratório de invenção, que é a hora que eles colocam a mão na massa", disse a professora Keila Costa.

Keila Costa é uma das professoras do CCTI e recentemente recebeu certificação da LEGO e da Microsoft. Segundo ela, a metodologia adotada permite a integração de diversas áreas do conhecimento.

“Temos a aula conceito, na qual explicamos a função daquela determinada peça, robô, por exemplo. Já na próxima aula, os alunos vão para o laboratório de invenção, que é a hora que eles colocam a ‘mão na massa’, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas”, explicou.

Wilker Junior, também professor, avaliou esse primeiro mês como satisfatório, destacando a contribuição dessa metodologia para o futuro das crianças.

Wilker Junior, também professor, avaliou esse primeiro mês como satisfatório, destacando a contribuição dessa metodologia para o futuro das crianças. “Está tudo ocorrendo como planejamos e as crianças estão gostando muito das aulas. Muitos deles, inclusive, já têm demonstrado interesse em cursar áreas como engenharia elétrica, robótica, espacial. E isso, pra nós, é muito gratificante”, disse.

OS ALUNOS – Ana Luisa, de 10 anos, da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, é uma das novas alunas do CCTI. Ela afirmou estar gostando muito das aulas. “Estou achando muito bom, pois já aprendi bastante coisa em pouco tempo, sem contar as amizades. Até agora o que mais me chamou atenção foi o processo de montagem do robô”, disse.

Samuel Mota, aluno, "Estou gostando muito, principalmente da parte de montagem do robô e da forma como ele funciona", contou.

Samuel Mota, de 11 anos, da Escola Municipal Centenário de Boa Vista, também está empolgado com a nova experiência. “Estou gostando muito, principalmente da parte de montagem do robô e da forma como ele funciona. E já estava um pouco acostumado com tecnologia, pois na minha casa sempre teve muito computador, tv’s, por conta do trabalho da minha mãe”, contou.

ROBÓTICA EDUCACIONAL – Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI, da Prefeitura de Boa Vista, e em 2018, ela foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.

Atualmente, 59 alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos no CCTI, assistindo às aulas de forma intercalada, com turmas reduzidas e seguinto todos os protocolos de segurança contra Covid-19

Atualmente, 59 alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos no CCTI. Como forma de garantir a segurança dos participantes contra a covid-19, as aulas acontecem de forma intercalada, de terça à sexta-feira, no período da manhã (da 8h às 10h) e à tarde (14h às 16h). As turmas são compostas por 7 a 8 alunos, com a disponibilização de três laboratórios.

A equipe "I, Robot', do CCTI, já acumula diversos prêmios, medalhas e títulos obtidos em competições locais, nacionais e até internacionais

“I’, ROBOT” – Além dos novos alunos, o CCTI dispõe de uma equipe de elite, a “I, Robot”, composta por seis integrantes, considerados destaque no Centro. Já são diversos prêmios, medalhas e títulos acumulados em competições locais, nacionais e até internacionais.