O Cemitério Nossa Senhora da Conceição recebe visitantes nesta terça-feira, 2, Dia de Finados. Os primeiros visitantes puderam entrar às 6h, horário em que os portões foram abertos.
Edinice Sobral da Costa, de 45 anos, chegou ao local às 7h30 para visitar os túmulos de oito tios e do pai, que morreu há seis anos. Ela não conseguiu acompanhou primeira missa, que ocorreu às 6h, e ficou para a segunda, que foi rezada às 9h.
“Eu vim para homenagear a memória deles e ficar pertinho para dizer que jamais serão esquecidos e que enquanto em vida eu estiver, estarei aqui”, contou Edinice.
A terceira e última missa ocorre às 17h. A administração do cemitério estima que 10 mil pessoas devem visitar o local nesta terça. Para deixar o ambiente mais aconchegante, o local ganhou serviço de pintura, limpeza, o jardim foi podado e revitalizado e, todo o local passou por varrição.
Em razão da pandemia de coronavírus, totens de álcool em gel estão espalhados pelo cemitério. Os visitantes também devem fazer a própria parte mantendo o distanciamento social e usando máscara.
Carlos Cristiano Brito, de 38 anos, foi acompanhado com a mãe, a tia, a irmã e a filha para visitar o pai, o tio e o avó que estão enterrados no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.
“É uma tradição, nós sempre estamos visitando os túmulos, não fazemos só no Dia de Finados. É uma forma de homenagear as pessoas que já perdemos e são familiares, então não esquecemos nunca”, declarou Carlos.
Do lado de fora, comerciantes vendem água, bebidas sem álcool e alimentos, além de objetos para ornamentar os túmulos, como é o caso da floriculturista Márcia Leitão.
A história de Leitão com o Dia de Finados no Cemitério Nossa Senhora da Conceição já dura duas décadas. Em 2001, ela investiu as economias que tinha para vender flores no local e desde então não deixou mais de trabalhar no ramo.
“É o único dia que ficamos no cemitério com um stand de flores, nós somos os únicos a vender flores naturais aqui porque entendemos que é uma opção a mais para quem vem visitar um ente querido”, contou.
Segurança – Veículos não podem entrar no local, a fim de evitar acidentes. O espaço de dentro está reservado para as famílias que desejam visitar os túmulos de entes queridos.
Uma equipe da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) está no local ordenando e fiscalizando o trânsito, para garantir a segurança de condutores e pedestres, assim como ocorre todos os anos. A Guarda Civil Municipal (GCM) está fazendo ronda no local para auxiliar e também garantir a segurança dos visitantes.
FOTOS: https://flic.kr/s/aHsmX4BC9h