Educação

CLUBE DE LEITURA VIRTUAL - Projeto escolar desperta alunos por meio da literatura infantil e da cultura digital

Os 436 alunos da unidade ganharam livrinhos infantis por meio de uma parceria com o projeto Curumim Leitor, das doutorandas Hellen Rodrigues e Emanuella Vasconcelos

Por Ceiça Chaves

18/11/2021

Durante o ensino remoto, muitas escolas tiveram que reinventar metodologias de ensino para que o aprendizado chegasse à casa dos alunos. Com esse objetivo, a Escola Municipal Martinha Thury Vieira desenvolveu o projeto Clube de Leitura Virtual, em meio a pandemia, em formato remoto. E agora migrou para a sala de aula presencial, iniciativa que vem despertando nos pequenos leitores o gosto pela literatura infantil.

Tanto a contação de história, como o estímulo à leitura e o contato físico dos alunos com os livros, são ações importantes para despertar o interesse, melhorar a fluência, o vocabulário e a escrita. Além disso, melhora a criatividade, a sensibilidade, senso crítico e a imaginação. Bem como é estimulado a aprender a Língua Portuguesa.

O projeto está presente em todas as 18 turmas, atendendo mais de 400 alunos da unidade. É na sala de aula que as famosas historinhas da literatura infantil ganham vida, despertam a atenção e a imaginação da criançada. Para a gestora, Ester Braz, com a continuidade em sala de aula, os alunos vêm demonstrando ainda mais interesse pelos livros através do projeto.

 

“Quando virtual tanto os professores quanto os alunos aprenderam a usar as tecnologias na produção de vídeos e áudios. Como é um projeto macro, desenvolvido por toda a escola, os professores adaptaram à sua maneira, desenvolveram subtítulos ao projeto com os mesmos objetivos, desenvolver a leitura, a escrita e ampliar a fluência”, disse.

O aluno Valentim Subrinho, 8 anos, que o diga. Ganhou um livrinho infantil e adora as aulas de contação de histórias na sala de aula. “É legal ouvir a historinha. Fico prestando atenção e imaginando como são os personagens”, disse.

Projeto Curumim Leitor: histórias para ler e contar – Por meio do projeto acadêmico das doutorandas Hellen Rodrigues e Emanuella Vasconcelos, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, cada aluno foi contemplado com um livro de literatura infantil. Este é um projeto de fomento à leitura, que contribui para a formação do professor, que é o leitor literário, e na distribuição de livros infantis.

Cerca de 500 exemplares de livros foram distribuídos para os alunos da escola. As doutorandas acreditam que o contato da criança com livros na infância, permite o despertar de múltiplas sensações, variadas aprendizagens e sobretudo a construção de novos significados.

“Desde 2020 temos feito uma articulação com a escola. Este ano promovemos a formação aos professores, como fazer a mediação da leitura com a criança. Atrelado ao projeto que a escola já realiza, temos o Curumim Leitor que arrecadou livros e distribuímos para as crianças. Essa troca de experiência contribui com o fazer docente, trazendo formação e presenteando as crianças, porque a gente sabe que o livro é caro e nem todos têm a possibilidade de ter um”, disse Hellen.

Ela relatou ainda o quanto a entrega dos livros emocionou os alunos. “Foi muito interessante que no dia da entrega algumas falaram ‘tia esse livro é meu?’. Eles abraçavam e cheiravam o livro. Entendemos que, além de presentear as crianças, trazer a formação aos professores, presenteamos também a família”, disse.

 

Fotos: Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHsmX7SXAr