Quem visita a Escola Municipal Cunhatã Curumim, no bairro Buritis, logo se depara com verdadeiras obras de artes pintadas nos muros e nas calçadas da unidade. Mas ao entrar, a surpresa é ainda maior, pois a equipe escolar tem investido pesado na modernidade artística que exalta o ensino municipal, a primeira infância e a educação no trânsito.
Segundo a gestora Maria Rosângela dos Prazeres, os projetos recém-criados na unidade, como a minicidade do trânsito, os desenhos artísticos, pergolados, horta e a jardinagem, foram possíveis graças aos incentivos financeiros do Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo Lima. Em 2020, a unidade ficou em 3º lugar na categoria Ensino Fundamental (até 699 alunos). Também foram investidos valores dos programas municipais e federais Dinheiro Direto na Escola (PMDDE e PDDE).
“A prefeitura todo ano vem valorizando o nosso trabalho por meio do Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo. A Cunhatã Curumim ganhou em terceiro lugar e esse ano tivemos a honra e o privilégio de executar esse recurso na escola. Fizemos os desenhos artísticos para que as crianças sintam vontade de vir à escola, sintam um ambiente agradável, limpo, organizado e com material de qualidade. E não só as crianças, mas toda a comunidade escolar e os servidores”, disse a gestora.
Conheça os investimentos que transformaram a escola simples em referência
Desenhos Artísticos
Pelas mãos do artista plástico Diones Costa, mais conhecido como Deon, pai de um aluno da unidade, a escola se transformou em uma verdadeira galeria de artes. As obras pintadas nas calçadas, nos muros externos e internos, nos setores, na quadra de esportes e até nas salas de aulas trazem temáticas diversificadas. Tem Selvinha Amazônica, brincadeiras interativas no chão que ensinam os numerais, o alfabeto, trânsito, tem amarelinha, e diversas outras imagens ilustrativas.
Minicidade do trânsito
Na escola foi montada uma minicidade de trânsito, com todas as sinalizações horizontais e verticais, como faixas de pedestres, placas, com ruas e pinturas nos muros que simulam, de fato, a cidade de Boa Vista. A iluminação da área é com lâmpadas de LED a base de energia solar.
O projeto foi criado para orientar as crianças em relação ao trânsito seguro, pois desde 2018 a escola vem participando do Concurso de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Smtran e Detran. A minicidade foi construída para selar a participação e o compromisso com o tema. Para dar ainda mais vida ao projeto a criançada e suas famílias confeccionaram carrinhos de papelão.
Pergolados, Jardinagem e horta escolar
A escola também montou dois pergolados para deixar o ambiente escolar ainda mais aconchegante e a área dos playgrounds e a quadra de esportes mais atrativas. Foi criada uma horta escolar e jardins como forma de ensinar as crianças sobre o meio ambiente, plantio e cultivo.
Pais e crianças se orgulham da escola
A autônoma Célida Torquato, 42, mãe do aluno Guilherme, de 8 anos, se encanta com cada detalhe feito na escola. “A estrutura atende as nossas necessidades, por ser uma escola pequena, mas já tem uma história. A gestão deixou um ambiente muito agradável, tanto para as crianças quanto para nós pais. É uma escola que alegra a visão, Guilherme gosta bastante e a gente sente como a extensão da nossa casa”, disse.
O aluno Miguel Avelino, 9 anos, aproveita cada cantinho feito especialmente para ele e seus colegas. “Eu acho muito legal. Essa escola é muito linda, me ensinou a ler e adoro brincar com meus amigos na hora do recreio”, disse. “Eu acho a escola muito bonita, eu me divirto aqui. Achei lindos os desenhos, o tema trânsito também”, disse a aluna Maria Sofia, 9 anos.
Fotos: Andrezza Mariot - https://flic.kr/s/aHsmWYvcoe