Parque do Rio Branco - Maior complexo turístico de Roraima

O Parque é a maior obra turística do Estado de Roraima, abrigando o Mirante Edileuza Loz e a Maior Selvinha Amazônica de Boa Vista

Por Edson Ribeiro

30/11/2021 - Última atualização 07/12/2021

O Parque do Rio Branco é um dos cartões-postais mais bonitos da cidade, com várias atrações turísticas, como mirante Edileusa Lóz, de 100 metros de altura, a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, mural artístico, é a maior obra turística do Estado de Roraima. Entregue em dezembro de 2020, o parque foi idealizado pela então prefeita Teresa Surita. Está interligado a Orla Taumanan.

A infraestrutura conta também com amplo espaço de lazer, setor para prática esportiva, área de bosque, bicicletário, área de convivência, atracadouro interno, espelho d'água, fontes, além de praia urbanizada na orla do Rio Branco.

Indenizações – A estrutura é resultado da revitalização da área de interesse social Caetano Filho (conhecida como Beiral) na margem direita do Rio Branco. O projeto teve início em 2017, quando a Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de desocupação do local por meio de negociação com os moradores, pagando as devidas indenizações.

No período do inverno esses moradores enfrentavam problemas de alagamento. Com a construção do parque, 350 famílias foram indenizadas de forma justa com recursos próprios do município, podendo assim buscar uma moradia digna.

Parque do Rio Branco: O projeto foi elaborado pelo arquiteto Claudio Nina, que projetou a Ponta Negra, em Manaus, e que contempla também macrodrenagem, ajuste do nível da área para prevenção de enchentes.

Maior atração - O Mirante Edileusa Lóz possui a estrutura mais alta de Boa Vista. Lá em cima, o visitante tem uma vista panorâmica da cidade e do Rio Branco e ainda uma passarela com piso de vidro. A parte superior tem 250m² e capacidade para receber 250 pessoas simultaneamente.

Como agendar: As visitações, ao Mirante, são gratuitas e acontece de quarta a domingo, das 8h30 às 21h, exceto em dias chuvosos, por medida de segurança, as visitas devem ser suspensas e um novo ingresso emitido. No caso de chuvas “rápidas”, o cidadão terá que aguardar 30 minutos para estabilização do clima e liberação do Mirante. Para agendar, basta acessar o link: parquedoriobranco.boavista.br

Selvinha Amazônica: O Parque do Rio Branco abriga a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista. São mais de 160 elementos artísticos, entre esculturas de animais típicos da Amazônia e atrativos para as crianças. A Selvinha possui oito cenários e conta com área seca e molhada. O colorido garante um cenário lúdico e encantador.

Mural Artístico Cultural: O muro do Parque do Rio Branco é uma verdadeira galeria a céu aberto. O local expõe 34 obras de artistas regionais dentro do tema “Nosso Rio, Nossa História, Nossas Famílias”. O mural também é composto por uma obra gigante do artista reconhecido em todo o mundo, Eduardo Kobra, que retratou as diversas características do povo, da cultura e das belezas de Boa Vista, com o hiper-realismo e os famosos traços coloridos que marcam seus trabalhos.

Fotos SEMUC - https://bit.ly/3lorzDE