Infraestrutura

Praças de Boa Vista - Verdadeiras atrações para quem gosta de lazer, cultura e esportes

Conheça um pouco da história das principais praças de Boa Vista

Por Ceiça Chaves

30/11/2021 - Última atualização 30/12/2021

As praças de Boa Vista são importantes espaços de lazer e entretenimento que atraem centenas de pessoas. Nos últimos anos se tornaram marca registrada de uma gestão que cuida e prioriza a primeira infância. A capital possui quase 70 praças, sendo que 30 delas foram construídas ou reformadas nos últimos anos. São locais propícios para passeios, prática de esportes, exercícios físicos, diversão ou simplesmente para apreciar a natureza.

Muitas delas contam com brinquedos modernos, com foco na primeira infância, a exemplo da Selvinha Amazônica (exemplares gigantes da fauna da região), que promove a interação e socialização entre as crianças e envolve os pais nas brincadeiras com os filhos.

Conheça algumas das principais praças de Boa Vista e um pouco de sua história:

Parque do Rio Branco (Centro)

O Parque do Rio Branco hoje é o maior ponto turístico de Roraima, inaugurado em dezembro de 2020. Com um mirante de 120 metros de altura, a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, mural artístico, espelho d’água em formato de meia lua, calçadões, área de praia, quadras esportivas, ciclovia e arborização.

Erguido às margens do principal rio de Roraima, deu uma nova cara a uma área que sofria com alagamentos provocados pelas chuvas e com o intenso tráfico de drogas (o antigo Beiral). Com a construção de uma passarela, hoje está interligada à Orla Taumanan.

Orla Taumanan (Centro)

Inaugurada em julho de 2004, a Orla Taumanan (idioma macuxi significa paz), é um dos mais lindos cartões-postais de Boa Vista. É um espaço de lazer às margens do Rio Branco, com lanchonetes, restaurantes, espaços para passeio e diversão.

A Orla ganhou uma estrutura mais moderna e hoje está interligada ao Parque do Rio Branco. O local conta com duas plataformas: Weikepá (“Nascer do Sol” – parte inferior) com três quiosques, e a Meiremê (“Arco-Íris”- superior) com mais dois quiosques.

Praça das Águas e Portal do Milênio (Av. Ene Garcez – Centro)

A Praça das Águas, inaugurada no ano 2000, é um dos principais cartões-postais de Boa Vista. Foi revitalizada e reinaugurada em 2016. Suas fontes luminosas ganharam mais cores e sons, agora tem carregador de celular movido a energia solar, uma guarita, novo paisagismo e mais acessibilidade.

A praça abriga o Portal do Milênio, inaugurado na virada do século 20 para o 21, simbolizando a passagem para uma nova era em Boa Vista. O Portal tem 16 metros de altura e também foi reformado.

Complexo Poliesportivo Ayrton Senna (Av. Ene Garcez – Centro)

O complexo foi construído entre 1994 e 1996, primeiro mandato da ex-prefeita Teresa Surita. Era uma vala a céu aberto e hoje é o principal cartão de visitas de Boa Vista. São mais de 2 km de extensão, ao longo da avenida Ene Garcez, onde abriga as praças do Triângulo, das Águas, Fábio Marques Paracat, o Palco Velia Coutinho e o Centro de Artesanato. São cerca de 10 quadras de esportes, pistas de cooper, bicicross e skate, academias ao ar livre e quiosques. Há espaços adaptados para a primeira infância com 3 playgrounds, 2 pontos da Selvinha Amazônica, pergolado e fontes interativas.

Praça dos Bambus (Bairro São Francisco)

A Praça Inácio Lopes de Magalhães, conhecida como Praça dos Bambus, está localizada no bairro São Francisco. Foi revitalizada e entregue em 2016, ganhou aparelhos de ginástica, calçadas novas, quadras poliesportivas, playground, posto da guarda municipal e iluminação de LED.

Point para lazer, prática de atividades físicas e encontros. Antigamente, no local funcionava o horto municipal, implantado pelo agrônomo Dorval de Magalhães. Se tornou praça municipal em 1983 recebendo o nome do patriarca da família dos pioneiros da cidade e avô de Dorval.

Praça do Centro Cívico - Monumento aos Garimpeiros (Centro)

Para quem não sabe, a Praça do Centro Cívico se chama Joaquim Nabuco. Localizada no coração de Boa Vista, abriga dois pontos históricos. A Praça do Coreto “Raimundo Soares – Marreta”, inaugurada em 1963, homenageando o paraense Raimundo Soares, um dos principais promotores da cultura de Boa Vista (décadas de 60 e 70). A praça foi revitalizada em 2016. Já o Monumento ao Garimpeiro, feito por Walter Bastos de Melo e Francisco da Luz Moraes, homenageia os garimpeiros que trabalharam em Roraima na época em que o garimpo era permitido no Estado (décadas de 1970 e 1980).

Parque Municipal Germano Augusto Sampaio (Pintolândia)

O Parque Germano Augusto Sampaio, inaugurado em 2004, é uma ampla área de lazer com quadras de vôlei e futebol, pistas de bicicross e skate, anfiteatro, área verde, lagoa, píer, lanchonetes, calçadão e estacionamento.

Em 2018, ganhou o Centro de Artes e Esportes Unificados Rossicler da Costa Pena, onde funciona uma biblioteca comunitária, a sede do projeto ArtCanto e o Centro de referência e Assistência Social do Pintolândia. No local, também está situada a sede da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj).

Praça de Eventos Aderval da Rocha Pereira (Sílvio Botelho)

Inaugurada em 2018, a Praça de eventos Aderval da Rocha Pereira está localizada em frente ao Parque Germano Augusto Sampaio. Hoje é palco do tradicional evento do Natal da Paz. Com uma estrutura moderna, o palco de shows tem 1.384 m², com plataforma de acesso, administração, sala de imprensa, camarim e outros cômodos, além de uma área ampla e confortável para o público prestigiar os eventos.

Praça Capitão Clóvis (Centro)

Nos anos 40, Boa Vista ganhava a Praça Capitão Clóvis, em homenagem ao então governador Clóvis Nova da Costa. É uma das mais antigas praças de Boa Vista. Seu formato triangular abrigava duas quadras poliesportivas e um parquinho. Reinaugurada em 2019, a praça ficou mais moderna conta com quadra poliesportiva, de basquete, arquibancada, banheiro, academia ao ar livre e playground para as crianças. Além de bancos, mesas e área de passeio com acessibilidade. Os antigos quiosques foram reconstruídos.

Praça Mané Garrincha (Bairro Tancredo Neves)

A praça que recebeu o nome de um dos jogadores de futebol mais famosos da seleção brasileira, também é uma das mais conhecidas da cidade. Entregue revitalizada em 2015, a nova Mané Garrincha ganhou iluminação de LED, piso permeável, aparelhos de ginástica, pista de skate, playground com piso emborrachado, um campo de futebol de areia, duas quadras de vôlei de areia, acessibilidade, posto da Guarda Civil Municipal.

Praça da Bandeira (Centro)

A Praça da Bandeira foi inaugurada em 1939, pelo então prefeito Adolpho Brasil, em homenagem ao Dia da Bandeira. A Praça foi reformada e entregue em 2015 mais moderna.

Agora conta com guarita, iluminação de LED, acessibilidade, academia ao ar livre, playground, quadra poliesportiva, uma praça de alimentação. A parte histórica da praça foi mantida, foi construído um memorial, preservou o Monumento à Bandeira Nacional e o canhão do Forte São Joaquim voltou ao seu lugar.

Praça de Eventos Fábio Marques Paracat (Bairro São Francisco)

A Praça de Eventos Fábio Marques Paracat recebeu este nome em homenagem ao estudante Fábio Paracat, membro de uma família tradicional de Boa Vista, que faleceu vítima de um acidente de trânsito em 2015.

Com uma extensão de 600 metros e com capacidade para receber 30 mil pessoas, o espaço foi projetado para grandes eventos da cidade. O espaço foi inaugurado em 2015, durante a 15ª edição do Boa Vista Junina.

Praça Jorge Manoel da Silva “o Mirandinha” (Caçari)

Por ficar às margens do igarapé Mirandinha, a Praça Jorge Manoel da Silva é conhecida popularmente como Praça do Mirandinha. Inaugurada em julho de 2011, é um dos espaços verdes mais extensos e frequentados, onde tem os tradicionais piqueniques.

Com quadras de futebol, vôlei, futsal e outras modalidades. Ganhou uma cena da Selvinha Amazônica, uma iguana gigante de 9m de altura. Também abriga o Instituto Boa Vista de Música.

Praça Thómas Brendan Vieira Basílio (Conjunto Cidadão)

Inaugurada em março de 2019, a Praça Thómas Brendan Vieira Basílio é a primeira praça do Conjunto Cidadão. Moderna e ampla, com duas quadras de areia, playground, academia ao ar livre, guarita, pista de skate e um quiosque.

A praça recebeu esse nome em homenagem a Thómas Brendan Vieira Basílio, um jovem estudante de odontologia que faleceu vítima de um acidente de trânsito em novembro de 2015.

Praça Turística Genésio da Costa Aguiar (Bairro Dr. Airton Rocha)

A Praça Turística Genésio da Costa Aguiar é a terceira maior da capital, com cerca de 20 mil m². O espaço conta com uma quadra poliesportiva, playground, área com mesa de jogos, espaço para ginástica, pista de skate, duas quadras de vôlei de areia, bicicletário, 4 lanchonetes, banheiros com acessibilidade e estacionamento. A praça recebeu duas onças-pintadas da Selvinha Amazônica.

Está localizado no Conjunto Pérolas do Rio Branco 5. O homenageado foi um servidor municipal, que foi trombonista na banda “Furiosa”, da Guarda Municipal (atual IBVM), onde ficou por mais de quarenta anos. Morreu em 2015.

Praça Adail Duarte Maduro (Bairro Cauamé)

A primeira praça do bairro Cauamé foi inaugurada em janeiro de 2017. O antigo terreno baldio deu lugar a um espaço de lazer com quadra poliesportiva, playground, 2 lanchonetes, guarita, aparelhos de ginástica, bancos, iluminação LED, paisagismo, áreas de passeio e estacionamento.

Recebeu o nome de um dos fundadores da Rádio Difusora de Roraima, criador da rádio comunitária “A Voz da Cidade”. Um dos pioneiros em comunicação alternativa, foi professor de biologia. Adail relatou sua história no livro “O Que Vi e O Que Ouvi”. “Seu Maduro”, como era conhecido, faleceu no ano 2000.

Praça Matheus Yukio Sato (Bairro Centenário)

A praça do bairro Centenário foi inaugurada em janeiro de 2017. Como opção de lazer em Boa Vista, conta com quadras poliesportiva e de vôlei, playground, lanchonetes, aparelhos de ginástica, bancos, lixeiras, área de passeio, guarita, banheiros públicos, iluminação moderna, piso antiderrapante, estacionamento, e paisagismo.

O nome foi escolhido em homenagem ao atleta Matheus Yukio Sato que faleceu em 2015, em um acidente durante o Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol em Goiânia (GO).

Praça Orlando Lizardo (Bairro Caimbé)

A Praça Orlando Lizardo, mais conhecida como Praça do Caimbé, estava deteriorada pelo tempo, foi totalmente revitalizada e entregue à população em outubro de 2017. A praça conta com quadras poliesportiva e de vôlei, arquibancadas, lanchonete, playground, casa do Tarzan e cavalinho, guarita, acessibilidade e paisagismo. Mais moderna, a praça localizada no coração do bairro atrai desportistas e as famílias.

Praça Chevelar Montenegro Peixoto (Pricumã)

A Lanchonete do Pricumã, onde funcionava a antiga praça, foi inaugurada em 1991, em comemoração aos 101 anos de Boa Vista. 26 anos depois, a prefeitura resgatou sua história. Entregue mais moderna em junho de 2017, agora conta com quadra poliesportiva, lanchonete, banheiros, playground, guarita e paisagismo.

A praça recebeu o nome do filho de desbravadores do ex-território de Roraima, Norberto Gonçalves Peixoto e Francisca Montenegro Peixoto. Chevelar foi pecuarista, agricultor e comerciante. Faleceu em maio de 2016, aos 111 anos de idade.

Praça Velia Coutinho (Av. Ene Garcez - Centro)

A praça está localizada dentro no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. Conta com lanchonetes e restaurantes, aparelhos de ginástica, palco para shows e um Centro de Artesanato e de Atendimento ao Turista. Também é palco de grandes eventos culturais em Boa Vista, especialmente, o Boa Vista Junina e é um dos pólos da Academia Aberta.

Praça Simón Bolívar (Pricumã - Bola do Posto Trevo)

A praça Simón Bolívar fica na localizada na Avenida Venezuela, divisa dos bairros 13 de Setembro, São Vicente e Pricumã. Em 2018, a praça passou por reforma e recebeu serviços de limpeza, iluminação, jardinagem, troca de bancos, reparos, manutenção de calçada interna e externa, pintura e outros serviços. A praça tem esse nome em homenagem ao líder revolucionário venezuelano, Simón Bolívar, conhecido como “Libertador”.

Praça Cabos e Soldados (Caranã)

A praça fica localizada em uma área do bairro Caranã que homenageia cabos e soldados de Boa Vista. Possui quadras de areia, de futsal, playground, calçadas para caminhada, área verde, lanchonetes, palco e área para eventos e uma cena da Selvinha Amazônica: um jacaré tinga de 25 m de comprimento, uma tartaruga com 4,40m de comprimento, 6 tartarugas filhotes e dois tuiuiús.

Praça da Primeira Infância - Clotilde Thereza Duarte de Oliveira (Bairro Nova Cidade)

Boa Vista ganhou em 2020 uma praça totalmente adaptada para a primeira infância. A antiga praça abandonada foi modernizada e ganhou brinquedos lúdicos e interativos. Conta com animais da Selvinha Amazônica por toda a parte, uma formiga e uma lagarta gigante, fontes interativas, playgrounds, quadra de futebol society com grama sintética, quadra poliesportiva coberta, 2 quadras de vôlei de areia, área de ginástica, 3 quiosques, guarita, banheiro familiar e fraldário.

Clotilde Duarte foi filha de Aquilino da Mota Duarte, que foi prefeito de Boa Vista e governador do Território do Rio Branco. Clotilde faleceu em 2020, aos 83 anos.

Praça Lídia Bacelar Cantel (Bairro 13 de dezembro)

Reformada e entregue em 2020, a Praça do 13 de Setembro está mais moderna e com foco na primeira infância. Tem iluminação de LED, Selvinha Amazônica, playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva coberta, quadra de vôlei de areia, mesas de jogos, área de ginástica, além de 5 novos quiosques e banheiro familiar.

A praça recebeu o nome de Lídia Bacelar, uma paraense que escolheu Boa Vista para viver. Lídia faleceu em 2020, aos 94 anos.

Parque Linear do Igarapé Pricumã (Bairro Cinturão Verde)

Semelhante ao Mirandinha, o parque passou por uma modernização em 2020. É mais um espaço de entretenimento e lazer da cidade. Conta com uma extensa área verde de mais de 19 mil m², margeando o Igarapé Pricumã.

Conta com playground e academia ao ar livre com piso emborrachado, calçadas para passeio, paisagismo, iluminação LED e acessibilidade. E para reforçar a primeira infância, o parque ganhou um exemplar da Selvinha Amazônica: uma mãe tatu e dois filhotes.

Praça Vereador João Rodrigues (Praça do Pricumã)

A antiga Praça “Vereador João Rodrigues”, foi toda modernizada em 2020 com foco na primeira infância. Agora tem playground com piso emborrachado, calçadas interativas. O local recebeu uma cena da Selvinha Amazônica: uma arara-canindé, uma arara-vermelha, um tucano e um papagaio, além de academia ao ar livre, quadra de vôlei de areia, campo de futebol de areia, a pista de skate foi totalmente revitalizada.

Praça de Alimentação Moisés Lima da Silva (Picote) (Centro)

A tradicional Praça de Alimentação Moisés Lima da Silva (Picote), no Complexo Ayrton Senna foi modernizada e entregue em dezembro 2020. São dois prédios que abrigam 80 espaços comerciais: 32 para comidas e lanches e 48 destinadas a artesanatos e bijuterias. Tem banheiros acessíveis e fraldários.

O estacionamento e o calçadão também foram revitalizados. Moisés era conhecido por todos como “Picote”, nasceu em Boa Vista em 1954. Foi um empreendedor roraimense, que atuou no comércio e na construção civil.

Praça Maria da Penha (Jóquei Clube)

A praça Maria da Penha, localizada no bairro Jóquei Clube foi totalmente revitalizada e entregue em maio de 2021. Tem acessibilidade, playground, quadra poliesportiva, de basquete, vôlei e aparelhos de ginástica, tem iluminação de LED e quiosques. É mais um espaço de lazer à população.

A praça leva o nome da professora Maria da Penha, natural do maranhão, que veio para Boa Vista em 1993 em busca de novas oportunidades. Foi uma das fundadoras do bairro, que participava ativamente das ações em prol da melhoria da comunidade. “Dona Penha”, como era mais conhecida, faleceu em 2010.

Praça do Cambará (Cambará)

Revitalizada em 2018, a tradicional Praça do Cambará ganhou uma estrutura mais moderna com área de ginástica, playground, posto de vigilância, iluminação led, banheiros, miniquadra de futsal, quadra de vôlei de areia, acessibilidade e paisagismo.

 

Praça Linear “Chico do Carneiro” (Bairro dos estados)

Boa Vista ganhou este ano uma moderna área de lazer onde havia uma enorme vala no bairro dos Estados. É a Praça Linear Francisco Araújo de Vasconcelos “Chico do Carneiro”, entregue em dezembro de 2021. São 20 mil metros quadrados de área construída com 2km de ciclovia, 13 mil metros de calçada, academia ao ar livre, suportes para bicicleta, estacionamento, 165 árvores, lixeiras e bancos, além de iluminação 100% LED.

A praça recebeu o nome do conhecido Chico do Carneiro, que em agosto deste ano, veio a falecer. Nascido na cidade de Santa Quitéria, no Ceará, chegou a Roraima com a família em 2001 e se tornou conhecido no comércio por ser proprietário de duas unidades do tradicional restaurante ‘Chico do Carneiro’, nome dado pelos próprios clientes.