Economia

Previdência Social de Boa Vista recebe certificado de pró-gestão

Título atesta práticas transparentes e garante ao PRESSEM permissão para investir em bolsas do mercado exterior

Por Fabrício Araújo

09/11/2021

O Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Boa Vista, o PRESSEM, recebeu o certificado de pró-gestão de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Emitido pelo Instituo de Certificação Qualidade Brasil (ICQ), o título reconhece as boas práticas de gestão e, ainda, garante que o órgão aplique dinheiro nas bolsas do mercado exterior.

 “A certificação do pró-gestão, além da possibilidade de o PRESSEM aplicar os próprios aportes na bolsa americana, asiática ou europeia, comprova a excelência e as boas práticas de gestão. Apenas 17% de todos os Regimes Próprios de Previdência Social do Brasil têm esse certificado de excelência em gestão”, afirmou o presidente do PRESSEM, Kleiton Pinheiro.

Criado em 1992, com o nome de Fapem, o Regime passou a se chamar Pressem em 2018. Este foi o primeiro órgão de previdência social do estado de Roraima a conseguir a certificação, após implantar todos os requisitos com o plano de ação de 2021. Hoje conta com 364 beneficiários ativos e 249 pensionistas, com 71% de aprovação do ICQ.  

O processo de certificação tem cinco etapas: planejamento; análise documental; auditoria de certificação; análise de processo de auditoria; recomendação de certificação.

PRÓ-GESTÃO – O certificado de pró-gestão foi implementado em 2015 por uma portaria federal. Embora a adesão à certificação seja optativa, o título garante que os órgãos têm padrões de atividade com maior transparência.

Conforme o ICQ, a certificação garante que o RPPS tem melhoria na organização das atividades e processos, aumento da motivação por parte dos servidores, incremento da produtividade, redução de custos e do retrabalho, transparência e facilidade de acesso à informação, perpetuação das boas práticas, pela padronização, e reconhecimento no mercado onde atua.