“Os três primeiros anos de vida são para sempre”, esta simples frase fez toda a diferença quando tudo começou em Boa Vista. Foi por meio do Programa Família que Acolhe, criado em 24 de setembro de 2013, que a gestão municipal inovou na atenção e cuidado com a criança, da gestação aos seis anos de idade. Uma trajetória de sucesso que rendeu à cidade, o título de Capital da Primeira Infância.
A iniciativa, idealizada pela ex-prefeita Teresa Surita, fez o mundo olhar para Boa Vista, ganhou apoio e grandes parcerias como a da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Bernard Van Leer (Holanda), Avsi Brasil (Ong italiana), Universidades de São Paulo e de Harvard (EUA), Academia de Ciências de Nova York (EUA), Programa Saving Brains (Canadá), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outras.
Todas essas instituições investem financeiramente, em equipamentos, pesquisas, trazem novas tendências e acompanham o desenvolvimento das crianças de Boa Vista.
Projetando Boa Vista para os pequenos
Com a parceria da fundação holandesa Bernard Van Leer e demais instituições, todos os projetos de infraestrutura foram construídos e pensado nas crianças (Projeto Urban95). Diversas intervenções foram feitas nas ruas, em praças e nos equipamentos municipais.
Só olhar ao redor e observar os detalhes: tem parquinhos infantis e espaços lúdicos nas creches, playgrounds com piso emborrachado nas escolas, abrigos de ônibus temáticos, praças reformadas e construídas com foco na primeira infância.
O Hospital da Criança tem outra cara, ficou ainda mais colorido. Além disso, a população foi presenteada com 14 Selvinhas Amazônicas instaladas em diversas áreas de lazer da cidade.
Caminhos da Primeira Infância
O bairro Nova Cidade ganhou o projeto Caminhos da 1ª Infância, que trouxe uma noção de cidade perfeita para as crianças. O projeto interligou com recursos lúdicos e interativos diversos equipamentos como escolas, postos de saúde, Cras, praça e abrigos de ônibus.
As imagens e brincadeiras ilustradas em muros e calçadas fazem os pais interagirem com os filhos enquanto caminham pelas ruas. O bairro também ganhou a Praça da Primeira Infância, totalmente adaptada para as crianças de 0 a 6 anos.
Currículo da Educação Infantil com foco na primeira infância
Hoje o Currículo da Educação Infantil, norteia um ensino mais lúdico para os alunos das creches e pré-escolas. Hoje, as aulas contam com brincadeiras e vivências que trazem grandes aprendizados, estimulam a socialização, fortalecem vínculos e formam caráter dos alunos na fase dos 2 aos 6 anos de idade.
Formando profissionais para humanizar o atendimento
Desde 2013, servidores de todas as áreas do município, em especial da saúde, educação e social foram capacitados para oferecer um atendimento diferenciado às crianças e suas famílias. Estes profissionais entenderam o quão importante é investir na primeira infância.
Por isso, hoje temos um Hospital da Criança mais humanizado, postos de saúde, Cras e escolas com espaços lúdicos para a criançada. São iniciativas que só existem onde tem pessoas com olhar direcionado para a primeira infância.
Você sabia que o Programa Criança Feliz foi inspirado no Família que Acolhe?
Criado em 2016, o Criança Feliz, do Governo Federal, teve como modelo de politica pública o Família que Acolhe. Hoje o programa nacional é aplicado em todo o Brasil. Mas em Boa Vista, as visitações domiciliares são partes das intervenções do FQA.
Premiações e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Boa Vista
• Prêmio Prefeito Amigo da Criança – Categoria Boas Práticas – Junho 2016
• Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades - Tema Acesso a Serviços – 2º lugar na Categoria Cidades Médias – Setembro 2019
• Prêmio do Conselho Nacional de Justiça de Boas Práticas para a Primeira Infância – 2º lugar na categoria Governo – Dezembro 2019
•Reconhecimento de Boa Prática do Comitê Gestor Intersetorial da Primeira Infância – Agosto 2021