Turismo

Conheça os principais pontos turísticos de Boa Vista

Listamos aqui 12 dos principais pontos turísticos para você ter uma experiência maravilhosa sobre a cidade e seus encantos.

Por Fábio Cavalcante

07/12/2021 - Última atualização 07/12/2021

Você conhece Boa Vista? Temos aqui uma enorme quantidade de espaços dedicados ao lazer, gastronomia e diversão para todos os gostos. Por isso, listamos aqui 12 dos principais pontos turísticos para você ter uma experiência maravilhosa sobre a cidade e seus encantos.

01 Centro Histórico

Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo

Onde a cidade começou, lá nos idos de 1830, quando era apenas uma fazenda às margens do Rio Branco. Lá você encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, o Restaurante Meu Cantinho (antiga sede da Fazenda Boa Vista, que deu origem à cidade) e o prédio da Intendência (réplica da primeira “prefeitura”). O Monumento aos Pioneiros e a Praça Barreto Leite complementam o complexo histórico.

Monumento aos Pioneiros, obra de Luiz Canará

 

02 Orla Taumanan

“Taumanan”, em macuxi, significa “paz”.

Um espaço fantástico com uma grande quantidade de bares, restaurantes, lanchonetes e muito mais, garantindo bons momentos de lazer, happy hour e uma maravilhosa vista para o Rio Branco e um pôr do sol no fim das tardes. “Taumanan”, em macuxi, significa “paz”.

Um dos principais cartões postais de Roraima

O espaço conta com duas plataformas: a alta se chama Meiremê, que significa “arco-íris”, e baixa se chama Weikepá, que é traduzido como nascer do sol.

03 Parque do Rio Branco

Legenda

Maior obra turística do Estado de Roraima, o parque conta com amplo espaço de lazer, prática esportiva, área de convivência, bicicletário, espelho d'água, fontes, além de praia urbanizada às margens do rio Branco.

Mirante Edileusa Loz

E é lá que se encontra a maior torre de observação da região norte, o Mirante Edileusa Loz, que tem 120 metros, acessível por meio de dois elevadores, um social e outro panorâmico. A parte superior do mirante tem 250m² e fica a 93 metros de altura, permitindo uma visão panorâmica de 360° de toda a cidade, contendo ainda um trecho com piso de vidro. É possível agendar visita aqui.

 

04 Complexo Ayrton Senna

O complexo abriga a Praça das Águas e o Portal do Milênio, Praça do Picote, Praça Velia Coutinho, Praça Fábio Paracat e a Praça da Pirâmide.

Um dos maiores complexos poliesportivos do norte é sem dúvidas um lugar que todos que vêm a Boa Vista devem conhecer, pois lá se encontra quadras para esportes diversos, pista de bicicross e de skate, Selvinha Amazônica, sem falar nos quiosques com lanchonetes, sorveterias, bares e muito mais.

Praça da Pirâmide.

O complexo abriga a Praça das Águas e o Portal do Milênio, Praça do Picote, Praça Velia Coutinho, Praça Fábio Paracat e a Praça da Pirâmide. Ou seja: diversão, lazer e entretenimento é o que não falta!

05 Praça do Mirandinha

Foi inaugurada em 29 julho de 2011 e é um dos espaços mais frequentados pelos boa-vistenses

O nome oficial é “Praça Jorge Manoel da Silva”, mas popularmente conhecida como “Praça do Mirandinha” por ficar às margens do igarapé de mesmo nome. Foi inaugurada em 29 julho de 2011 e é um dos espaços mais frequentados pelos boa-vistenses para os famosos piqueniques em seu amplo espaço verde. Conta uma edição da Selvinha Amazônica, sendo um iguana gigante. Também abriga a sede do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), onde também são promovidos diversos eventos culturais, como Igarapé Musical, Novembro da Música e entre outros.

06 Parque Germano Augusto Sampaio

No local acontece o Natal da Paz, maior espetáculo natalino de Roraima.

Com área de 178.284 m2, oferece quadras esportivas para vôlei e futebol, pistas de bicicross e skate, anfiteatro, ampla área verde, lagoa, píer, lanchonetes, calçadão e estacionamento. Conta também com o Palco e Área de Eventos Aderval da Rocha Pereira, que tem 1.384 m², com plataforma de acesso, administração, sala de imprensa, camarim e outros cômodos, além de uma área ampla para o público. No local acontece o Natal da Paz, maior espetáculo natalino de Roraima.

 

07 Teatro Municipal

Teatro Municipal de Boa Vista

Considerado um dos maiores do Brasil, conta com arquitetura moderna, com foyer, uma sala principal de espetáculos (Roraimeira), com capacidade para receber 1.100 pessoas e uma sala para eventos menores, o Teatro Escola, com 166 lugares. Além disso, o espaço possui sistema de energia solar, com 2.880 painéis fotovoltaicos no estacionamento. Por lá ainda é possível tomar tem uma cafeteria requintada instalada no interior do Teatro.

 

08 Praça Mané Garrincha

Possui duas quadras de vôlei de areia, e acessibilidade

A praça que recebeu o nome de um dos jogadores mais famosos da Seleção Brasileira de Futebol, também é uma das mais conhecidas da cidade. Conta com iluminação de LED, piso permeável para não acumular água, aparelhos de ginástica para quem quiser se exercitar ao ar livre, pista de skate, playground com piso emborrachado para a diversão da criançada, um campo de futebol de areia, duas quadras de vôlei de areia, e acessibilidade. E claro: uma ótima praça de alimentação, com uma variedade de lanches e comidas típicas da região.

 

09 Bosque dos Papagaios

O Bosque possui 12 hectares de área verde e várias espécies de árvores e animais da região amazônica

Criado no dia 6 de Julho de 2009, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios proporciona à população, além de uma linda paisagem, diversas atividades sobre educação ambiental. O Bosque possui 12 hectares de área verde e várias espécies de árvores e animais da região amazônica.

As araras estão entre os bichinhos encontrados no Bosque, além de outras espécies de aves, como papagaios, marianinhas, maritaca, dentre outros

O visitante pode percorrer trilhas ecológicas, conhecer várias espécies de árvores e animais, fazer ensaios fotográficos, praticar esportes e outras atividades em contato com a natureza.

 

10 Monumento ao Xavante

O avião fez parte de diversos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) até o ano de 2008.

Isso mesmo! Um avião bem no meio de uma avenida. Trata-se de um monumento que é representado por uma aeronave identificada como FAB 4493, denominada Xavante AT-26. O avião fez parte de diversos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) até o ano de 2008.

A posição em que a aeronave foi instalada dá a impressão de que o avião está fazendo um voo baixo

Hoje está instalada em um suporte de concreto de cerca de quatro metros, bem no meio do canteiro central da avenida João Alencar, que dá acesso à rodovia BR-174, sentido Venezuela. A posição em que a aeronave foi instalada dá a impressão de que o avião está fazendo um voo baixo ou pousando. Além disso, o veículo aéreo possui fotocélulas intermitentes e que são acionadas via controle remoto.

 

11 Praça da Primeira Infância (Nova Cidade)

A praça ainda conta com dois playgrounds para crianças com faixas etárias distintas

Inaugurada em 14 de agosto de 2020, a praça é um verdadeiro espaço dedicado à criançada. Animais gigantes e coloridos, fontes interativas e muitos equipamentos para a diversão instalados na praça chamam a atenção de toda a família. A praça ainda conta com dois playgrounds para crianças com faixas etárias distintas, ou seja, brinquedos que atendem as crianças menores e as maiores. Além disso, o espaço recebeu animais em mais uma edição da Selvinha Amazônica (uma formiga e uma borboleta).

12 Praça da Bandeira

Ponto de encontro das famílias, estudantes e amigos.

Esta é uma das praças mais antigas da cidade (foi inaugurada em 18 de novembro de 1939), em homenagem ao Dia da Bandeira. Ela sempre foi um ponto de encontro das famílias, estudantes e amigos. Foi revitalizada e entregue à população no dia 15 de outubro de 2015.

Foi revitalizada e entregue à população no dia 15 de outubro de 2015.

Conta com quiosques de alimentação, equipamentos de academia ao ar livre, playground para diversão das crianças e quadra poliesportiva. Complementam o espaço o Monumento à Bandeira Nacional e um canhão original do Forte São Joaquim, utilizado no início da colonização da região para proteger o Vale do Rio Branco da agressão inimiga, durante a colonização pela coroa portuguesa.

 

CICLOVIAS

Mais 40 km de ciclovias

Importante lembrar que esses e muitos outros lugares da cidade podem ser acessados através de mais de 40 km de ciclovias, proporcionando um trânsito mais seguro e organizado, com espaço para todos.

A pista exclusiva destinada aos ciclistas corta a cidade de Boa Vista de Leste a Oeste

Isso porque elas têm a grande missão de preservar vidas, pois representam mais segurança para seus cidadãos. Também menos congestionamento, poluição, menos acidentes de trânsito, consequentemente, menos mortes e pessoas nos hospitais. A pista exclusiva destinada aos ciclistas corta a cidade de Boa Vista de Leste a Oeste, atendendo diversas ruas da capital.