Educação

“Conhecendo o Artista” - Alunos recriam obras de Jaider Esbell, um dos maiores artistas plásticos de Roraima

Por meio do projeto escolar, os alunos tiveram acesso à biografia e reproduziram algumas de suas obras de artes

Por Ceiça Chaves

06/12/2021 - Última atualização 06/12/2021

A Mostra Pedagógica do projeto “Conhecendo o artista”, da Escola Municipal Isete Evangelista Albuquerque, foi marcado por emoção e homenagens a Jaider Esbell, um dos maiores artistas plásticos do estado de Roraima. Por meio do projeto, os alunos tiveram acesso à biografia e as obras, e recriaram algumas dessas artes. O resultado foi 30 reproduções dos artistas mirins que, hoje, estão em exposição na escola.

O projeto se iniciou durante as aulas remotas, antes da morte de Jaider ocorrida no dia 2 de novembro deste ano. O artista deveria estar no evento, porém, as irmãs, Lionésia e Erivânia Esbell, o representaram. As duas ficaram muito emocionadas. “É muita emoção para a família, reviver tudo isso. Em vida ele ficaria muito feliz em ver esse reconhecimento de uma escola aqui de Boa Vista. Agradeço a todos os envolvidos e principalmente aos alunos que fizeram essas lindas obras em sua homenagem”, disse.

O Projeto, idealizado pela professora de Artes, Jamaica Moreira, junto com as demais arte-educadoras e contou com a participação das famílias. A maleta contendo todo o material de artes, como tinta, tela, pincéis e ainda uma pasta com a biografia e algumas das obras do artista, percorreu a casa dos 400 alunos durante as aulas remotas. Além da exposição, as artes estão a venda na escola para a continuidade do projeto.

“A ideia é que a criança tivesse acesso aos diversos materiais de artes como tela, tinta, conhecesse a história desse grande artista e também que esse momento, apesar do distanciamento social, encurtasse os laços entre a escola e a família. Levamos a maleta até a casa do aluno e hoje estamos concretizando todo o trabalho desenvolvido ao longo desse ano”, disse.

O pequeno artista, Antônio Honorato, recriou a obra Xamã com a ajuda de sua mãe, Samara Vieira, 41 anos, que ficou orgulhosa com a descoberta do talento do filho. “Foi gratificante perceber o talento do meu filho perante as obras de Jaider, um artista grandioso na qual ele teve a honra e o privilégio de fazer a releitura de uma de suas obras. Ele pôde expressar toda a sua criatividade ao reproduzir. O artista, sem dúvidas, deixou um grande legado que ficará em nossas memórias para sempre”, disse.

Homenageado - Jaider Esbell foi um escritor, artista, arte-educador, geógrafo e curador brasileiro e um ativista dos direitos indígenas. Foi um dos destaques da 34ª Bienal de São Paulo e um dos artistas macuxi mais renomados de Roraima, trabalhando com a arte a vivência indígena.

 

Fotos: Andrezza Mariot https://flic.kr/s/aHsmXdE62n