Saúde

Influenza - Prefeitura disponibiliza vacina da gripe em pontos de drive-thru para grupos prioritários a partir desta sexta-feira, 17

De acordo com nova recomendação e autorização do Ministério da Saúde, as vacinas da gripe e da covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia

Por SEMUC

17/12/2021 - Última atualização 18/12/2021

A Prefeitura de Boa Vista disponibilizará a partir desta sexta-feira, 17, nos dois pontos de drive-thru, a vacina contra a Influenza (Gripe), somente para os grupos prioritários.

A prefeitura promoveu em julho a Campanha Nacional Contra a Influenza, que se encerrou no dia 30 de agosto, inclusive com uma prorrogação. Porém, devido à baixa adesão e baixa cobertura dos grupos prioritários, será intensificada a vacinação, visando o fortalecimento da imunidade dessas pessoas

.A ação de intensificação da vacinação nos grupos prioritários da campanha também se deve a situação epidemiológica que algumas capitais brasileiras vêm enfrentando com o aumento nos casos de gripe. Com a ação a prefeitura pretende alcançar uma maior cobertura vacinal e evitar além do adoecimento, possíveis internações hospitalares.

“Queremos convidar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que ainda não receberam a dose da vacina, que procure uma das unidades básicas com sala de vacina ou um dos dois pontos drve-thru. A prioridade é alcançar essas pessoas, pois são grupos mais vulneráveis para contrair o vírus e com possibilidades de adoecimento e internações hospitalares. Esse ano, nenhum grupo alcançou até o momento a cobertura vacinal”, destaca a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

De acordo com nova recomendação e autorização do Ministério da Saúde, as vacinas da gripe e da covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações. A vacina da gripe é ofertada em campanha para os grupos prioritários anualmente.

Grupo prioritário - Podem receber a vacina pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses à menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas até 45 dias e população indígena, que são os grupos que possuem  maior risco de desenvolver complicações em decorrência da gripe e sobrecarregar os serviços de saúde, além de terem meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que não foi alcançada durante a campanha.

Documentação – Cartão de vacina, cartão SUS ou CPF. E os trabalhadores da saúde devem apresentar crachá e/ou contracheque, carteira de trabalho, declaração do estabelecimento onde trabalha.

Todas as UBS´s que não atendem casos exclusivos de covid-19 e possuem sala de vacina disponibilizam as doses da vacina contra a gripe, e agora, os dois pontos drive-thru.

Segunda a sábado, das 8h30 às 17h:

- Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves - Centro

- Quadra do CRAS, no Parque Germano Sampaio – Pintolândia