Educação

MPT na Escola - Alunos da rede municipal são premiados por projetos sobre a exploração do trabalho infantil

 Nesta 3ª edição do concurso, a Prefeitura de Boa Vista envolveu os alunos dos 4º e 5º ano do ensino fundamental, que foram desafiados a desenvolver trabalhos literários, artísticos e culturais nas seguintes categorias: conto, poesia, música e desenho. 

Por Edson Ribeiro

11/12/2021

A solenidade de premiação do Prêmio MPT na Escola - classificação regional, ocorreu nesta sexta-feira, 10, na Sala Múltiplo Uso do Teatro Municipal de Boa Vista. Nesta 3ª edição do concurso, a Prefeitura de Boa Vista envolveu os alunos dos 4º e 5º ano do ensino fundamental, que foram desafiados a desenvolver trabalhos literários, artísticos e culturais nas seguintes categorias: conto, poesia, música e desenho. 

O Prêmio MPT na Escola 2021 é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT).

No município de Boa Vista, o projeto alcançou 7.166 alunos distribuídos em 173 turmas. Dos 84 trabalhos inscritos, 12 foram classificados e premiados na etapa estadual.  “Um momento de muita festa, de comemorar esta premiação. Os trabalhos foram realizados com muito carinho, compromisso e dedicação por todos da escola e, especialmente, por todas as crianças e professores”, destacou Consuelo Sales, secretária municipal de Educação e Cultura.

Para o professor Gelson da Silva Peixoto, orientador das alunas Ana Clara Lúcio do Nascimento (conto) e Maria Gabrielly Alves (poesia), da Escola Municipal Professora Maria Gertrudes Mota de Lima, é uma alegria contribuir para os alunos conquistarem uma premiação tão importante.

“Foi maravilhoso fazer este trabalho, foi pensado com muito carinho nos alunos participantes. Sempre motivando todos a participar e acompanhar o próprio tema, que é a questão do trabalho infantil, nesta etapa tão importante dos estudantes.”, destacou o professor.

O objetivo do Ministério Público do Trabalho é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos professores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes das escolas públicas em todo território nacional.

 

Premiação

1º Lugar de cada categoria - celular; 

2º Lugar de cada categoria - voucher de R$ 300,00 para compra de brinquedos em uma loja específica; 

3º Lugar de cada categoria - mochila com material escolar.

 

Os professores dos alunos ganhadores nas primeiras colocações de cada categoria receberam o valor de R$ 550,00. As escolas dos alunos ganhadores nas primeiras colocações de cada categoria receberam um troféu. 

 

Confira os alunos vencedores de cada categoria

 

Conto

1- Ana Clara Lúcio do Nascimento – Escola Municipal Professora Maria Gertrudes Mota de Lima

2- Glaudiannys de Jesus Cova Melo Castilho – Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira

3- Soraines Alejandra Gonzales Andrade – Escola Municipal Nova Canaã

Desenho

1- Anthony Noé Oliveira Bezerra - Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte

2- João Vinicius Sobral Liberato - Escola Municipal Martinha Thury Vieira

3- Anyelith Gabriela Gama Parazuelo - Escola Municipal Hilda Franco de Sosza

Poesia  

1- Maria Gabrielly Alves- Escola Municipal Professora Maria Gertrude Mota Lima

2- Kamilly Vitória Loureiro Gomes – Escola Municipal Luiz Canará

3- Ludson Gabriel de Almeidas Teles – Escola Municipal Nova Canaã

Música

1- Ana Victória de Souza e Anna Bianca Rufino Sousa- Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte

2- Luiz Antonio Reis Ferreira – Escola Municipal Bauduino Wottrich

3- Nathanael Lima Ferreira – Escola Municipal Martinha Thury Vieira