Prefeitura empossa novos concursados da educação e gestão social de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista empossou nesta quarta-feira, 15, mais 35 aprovados nos concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de 2018 e 2019 e da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), de 2019.

Por Edson Ribeiro

16/12/2021 - Última atualização 16/12/2021

Ao todo, foram empossados 14 assistentes de administração, um agente de articulação, quatro professores, 10 assistentes de aluno e seis cuidadores escolares.

De acordo com o secretário de Administração, Lincoln Oliveira da Silva, mesmo com a determinação da Lei Federal 173/2020, que restringe o limite de gastos até o final deste ano e que permite a convocação de aprovados em concurso para suprir cargos em vacância, a prefeitura conseguiu avançar bastante sem descumprir a legislação.

“Conseguimos manter o compromisso, mesmo no momento em que nós não podíamos avançar muito por causa da Lei Federal, que proíbe neste período de pandemia fazer novas contratações. Então, todas as vacâncias que ocorreram, com falecimentos, exonerações e aposentadorias, nós conseguimos fazer as substituições”, destacou o secretário.

Silvia Takako ingressa no município como professora. Ela disse estar otimista e com uma grande expectativa diante deste novo desafio. “Eu tenho acompanhado os trabalhos da prefeitura e vi que a educação municipal tornou-se exemplo para todo o país, com os trabalhos voltados para a primeira infância. Pretendo fazer um bom trabalho e contribuir para a educação ficar cada vez melhor para a sociedade”. Disse.

Merian Pereira assumiu como assistente em administração e também falou de suas expectativas e seus desafios. “Quero contribuir com a sociedade, dando o melhor e fazendo o que aprendi. Exercer as minhas funções com zelo e responsabilidade”, pontuou.

CONCURSOS – A Prefeitura de Boa Vista é a instituição que fez mais concursos públicos em Roraima, sendo 11 na gestão passada. Desses, seis ainda estão vigentes. Isso possibilita convocar aprovados para ocupar cargos em vacância.

Neste ano, a prefeitura convocou mais de 530 candidatos aprovados em concursos, sendo 157 da Semges (2019), 209 da Educação (2018/2019), 144 da Saúde (2019) e 43 guardas civis municipais (2019).

A prefeitura conta com aproximadamente 10.600 servidores para cuidar de toda a cidade, sendo que 71% desse total são efetivos e apenas 14% são cargos comissionados.