Os vencedores da 8ª edição do Prêmio Meritocracia foram homenageados com honras nesta terça-feira, 14, em cerimônia ocorrida no Espaço Mosaico, reunindo os professores destaques deste ano. Na ocasião, também foi anunciado o pagamento do rateio do Fundeb para esta quarta-feira, 15, que vai beneficiar mais de 3 mil profissionais da educação.
O prêmio reconhece e valoriza o esforço destes professores da rede municipal de ensino. Ao longo das oito edições, aproximadamente mil professores já foram reconhecidos por meio da Meritocracia. Este ano, 227 professores obtiveram as maiores pontuações e venceram pela dedicação ao ensino e superação dos desafios em meio a pandemia.
Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, é um orgulho promover um evento como este, pois desde a interrupção das aulas presenciais, estes profissionais continuaram desenvolvendo as atividades e mantendo uma conexão entre os estudantes e a escola.
“Foi uma noite muito especial para todos. Foram dois anos muito difíceis que passamos. Boa Vista tem a 5ª melhor educação do país. Tivemos muitos avanços nos últimos anos e a interrupção foi muito preocupante. A noite foi para parabenizar, valorizar os profissionais que tiveram que se reinventar durante esse um ano e meio de pandemia, em que nossos alunos estavam distantes da sala de aula presencial. Mas os professores se mantiveram próximos e fizeram um grande trabalho mesmo a distância”, disse.
Subiram ao palco os primeiros colocados de cada categoria para receberem as placas de homenagens e os pins. Foram selecionados os relatos de experiências mais exitosos dos profissionais nas seguintes categorias: Professor de sala de aula (Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental), de Educação Física, Arte educador, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Atendimento Educacional Especializado, de língua materna e Libras.
Os profissionais compartilharam suas atuações neste ano, através de relatos de experiências, onde descreveram suas principais ações na superação de desafios impostos pela pandemia, dando continuidade ao processo de aprendizagem dos alunos da rede. Além da placa de homenagem e o pin, todos receberão um valor equivalente à sua remuneração mensal.
O arte-educador, Paulo Eduardo, venceu o prêmio pela terceira vez. Nesta edição, ele ficou em primeiro lugar em sua categoria. Além de emocionado pela sua colocação, Paulo também agradeceu a prefeitura pelo evento exclusivo, que antes era vinculado ao evento do Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo Lima.
“O sentimento hoje é de gratidão, pela prefeitura reconhecer profissionais de excelência que estão na rede de ensino do município. Estar em primeiro lugar representando toda a classe de arte educadores é um prazer. Eu amo trabalhar com a educação, porque acredito que é através dela que a sociedade é transformada. Esse ano achamos bacana que fizeram um evento exclusivo aos professores da meritocracia. Nos sentimos ainda mais valorizados por esse quesito”, disse.
Rateio do Fundeb – Durante o evento, o prefeito deu a notícia, em primeira mão, do pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), beneficiando mais de 3 mil profissionais. O valor rateado é o saldo financeiro restante após deduzidas todas as despesas com o pagamento de pessoal, cuja aplicação mínima deve ser de 70%. Foram injetados na economia local mais de R$ 18 milhões.
“Estou muito feliz e emocionado. Saber que a gente pode contar com uma equipe como essa é fundamental. Não tem jeito de não investir em vocês, professores. Nesses oito anos, tivemos que ampliar muito a educação. A gente estava expandindo e agora é hora de refinar, pois a gente sabe que investindo em vocês, vamos ter bons resultados”, disse.
Mais investimentos no professor este ano
Desde 2015, a prefeitura paga a Gratificação de Incentivo à Docência (GID). Os professores ao entrar na rede ganham equipamentos modernos que ajudam no planejamento pedagógico, no caso, hoje são os chromebooks.
Ganharam abono salarial. Além do reajuste de 9% concedido a todos os servidores municipais, a partir de 2022, receberão a recomposição salarial de 10,15%. Graças ao aumento dos recursos do Fundeb foi possível ratear os resíduos de 2021 aos professores.