Selvinha Amazônica - Política inovadora voltada à primeira infância inclui e ensina crianças de forma lúdica em Boa Vista
Esculturas de bichos gigantes que fazem parte da Amazônia estão espalhados por toda a cidade de Boa Vista como parte das políticas públicas da Primeira Infância
Por SEMUC
07/12/2021 - Última atualização 07/12/2021
A Selvinha Amazônica de Boa Vista é o espaço mais lúdico do Norte, sendo uma obra de arte espalhada em 14 pontos diferentes da capital. As Selvinhas têm um conceito de ensinar brincando, proporcionando interatividade, acessibilidade e transformação urbana, pois estão localizadas nos principais pontos turísticos da cidade.
O projeto atrai, inclui e ensina as crianças, de forma lúdica, um pouco mais sobre a fauna da região Amazônica, além de diverti-las. A criatividade e a coordenação motora também são estimuladas com os brinquedos, que possibilitam aos pequenos o uso da imaginação para a execução das brincadeiras. Mas você sabe onde estão as esculturas de bichos gigantes?
Do Parque do Rio Branco ao Conjunto Cruviana, o projeto que faz parte das políticas públicas voltadas à primeira infância está por toda parte. As esculturas foram implantadas ainda durante a gestão de Teresa Surita. O intuito destes espaços é proporcionar interatividade, acessibilidade e transformação urbana para ensinar brincando.

No Parque do Rio Branco, fica a maior Selvinha Amazônica, que tem 6.984 m² e mais de 160 obras artísticas, entre elas, esculturas de: jacaré, filhotes de jacaré, cobra, iguana, bancos em formato de tartarugas, borboletas, formiga, abelha, lagarta, louva-a-deus e joaninha.

O Complexo Ayrton Senna tem dois espaços com Selvinhas. A primeira, possui uma onça, um papagaio e vários outros bichos e foi inaugurada em 2019. Enquanto a segunda, tem um jacaré de 25m, além de ovos e filhotes do réptil.

No Parque Augusto Germano Sampaio, no Pintolândia, fica uma onça de 7m de altura acompanhada de dois filhotes.

No Parque Mirandinha, há uma iguana de 9m de altura. Esta foi a primeira escultura da Selvinha colocada em um espaço público de Boa Vista, em 2019.

Praça da Primeira Infância, formiga, papagaio, cobra, camaleão, jacaré, tamanduá, jandaia, tucano, iguana, onça e tartaruga são os bichos incríveis que fazem parte do bairro Nova Cidade. Os pequenos podem aproveitar tudo isso na Praça da Primeira Infância Clotilde Thereza Duarte de Oliveira.

No Conjunto Pérola, a Praça Turística Genésio da Costa Aguiar tem duas onças, uma com 7m e a outra com 3m.
Na Praça Lídia Bacelar Cantel, uma família de Macaco-de-Cheiro faz a alegria das crianças. A praça está localizada no bairro 13 de setembro.

Praça dos Bambus - A sucuri é o bicho que não podia faltar na Selvinha. Uma escultura do tradicional bicho amazônico fica exposta na Praça dos Bambus, no bairro São Francisco.

Na Praça Vereador João Rodrigues, no bairro Pricumã, as esculturas de aves encantam quem passa pelo local. No espaço há um papagaio, uma arara-vermelha, arara-canindé e um tucano.

O Parque Linear do bairro Cinturão Verde conta com um Tatu-Canastra de 6m acompanhado de dois filhotes. A escultura ainda funciona como playground para as crianças.

Já na Praça Cabos e Soldados, no bairro Caranã, os pequenos podem se divertir com as esculturas de jacaré tinga de 25m de comprimento e 3m de altura, uma tartaruga com 4,40m de comprimento, seis tartarugas filhotes medindo 1,30m de comprimento por 1m de largura e dois pássaros tuiuiús.

Na Praça do Cidade Satélite - Um casal de tamanduás com 15m de comprimento e 7m de altura fazem parte da Selvinha da praça do Cidade Satélite. As crianças ainda podem aproveitar o escorregador que faz parte da escultura.

Praça do Conjunto Cruviana II – Uma iguana de 3,50 m de altura, 20m de comprimento e pesando 20 toneladas pode ser vista no Conjunto Cruviana II. A Selvinha faz a alegria da criançada no local.
