Saúde

Combate a covid-19 - Cerca de 20 estabelecimentos foram fiscalizados neste fim de semana pela prefeitura

Por Edson Ribeiro

12/04/2021 - Última atualização 13/04/2021

Fotos: https://bit.ly/2PNWtsJ

Jornalista: Edson Ribeiro

Em: 12.04.2021

A Prefeitura de Boa Vista continua com os trabalhos de fiscalização, orientação e conscientização da população sobre as necessidade do distanciamento social para combater a transmissão do coronavírus. No último final de semana, 10 e 11, cerca de 20 estabelecimentos foram visitados pelas equipes do muncípio, onde foram constatados desrespeito ao Decreto 039/E, deste mês.

Durante os trabalhos, a fiscalização encontrou estabelecimentos comerciais que estavam descumprindo os horários de funcionamento, alguns com reincidências. Foram observados também eventos com apresentações de músicos com números acima do liberado e muitas aglomerações em bares, lojas de conveniências e praças públicas.

Ao todo, cinco locais foram inspecionados, um interditado, três autuações aplicadas, 12 orientações e 18 dispersões, além de uma apreensão de aparelhagem de som no bairro Paraviana, de acordo com o chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal, Fernando Matos.

“Diante dos descumprimentos, foram expedidos autos de infrações, providenciado a interdição de um estabelecimento e orientações para os casos de aglomerações. Em resumo, foi um final de semana onde houve muitas ações por parte da população, que culminou em muitas aglomerações que se estenderam até a madrugada”, destacou.

Medida de segurança

O distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da covid-19. A doença é causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como o novo coronavírus. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O vírus tem a capacidade de passar de uma pessoa infectada para outra, mesmo que ela não apresente nenhum sintoma. Nesse sentido, apenas a prevenção adequada com o distanciamento social, o uso de máscaras e correta higienização das mãos, pode proteger garantir o máximo de proteção contra a doença.