Servidor

Dia do Trabalhador - Pagamentos em dia, capacitações e convênios refletem valorização do servidor de Boa Vista

Atualmente, 10.288 compõem o quadro de servidores, sendo que mais de 70% é formado por estatutários

Por Edson Ribeiro

30/04/2021 - Última atualização 30/04/2021

Neste sábado 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, é um dia para homenagear o servidor municipal, pela sua importância nas ações da Prefeitura de Boa Vista. Independente de crises econômicas, a gestão municipal, nos últimos oito anos, vem atuando de forma organizada e planejada para garantir a segurança e a estabilidade do funcionalismo público.

Atualmente, 10.288 compõem o quadro de servidores, dispostos entre estatutários, comissionados, contratos temporários, contratos temporários celetistas, celetistas (CLT) e servidores da união, contam com benefícios como: pagamento em dia, capacitações, convênios com diversos segmentos comerciais, dentre outros benefícios.

Uma das conquistas é o Calendário de Pagamento, divulgado no final de cada ano. O documento permite que o servidor fique sabendo a data exata em que o salário estará na conta em cada mês do ano seguinte. O salário sai em dia, sem atrasos. Em muitas ocasiões, os servidores são surpreendidos com a antecipação do pagamento.

Já os convênios são celebrados por meio do programa Servidor de Valor, criado para dar total apoio aos trabalhadores do município, com direito a convênios com mais de 60 instituições parceiras nas áreas de saúde, educação e lazer. Os descontos podem chegar a 50%. (Acesse aqui)

Essa parceria envolve escolas de idiomas, preparatórios para concursos públicos, além de faculdades e cursos de graduação e pós-graduação. O servidor também tem acesso a academia, clínicas de estética, óticas, barbearia, salão de beleza, laboratórios, centro odontológico, entre outros

O resultado da valorização é refletida na qualidade do serviço oferecido à população. Outro reflexo é uma cidade que se destaca nas mais diversas áreas pela eficiência e comprometimento com os cidadãos.

“Alô Servidor” – A prefeitura criou canal informativo no aplicativo Telegram para acesso dos servidores municipais. De forma rápida e prática o servidor fica por dentro dos assuntos relacionados ao Programa Servidor de Valor, como os cursos de capacitação disponibilizados pela Escola Municipal de Administração (EMAP). Para participar, basta baixar o app Telegram, clicar no link (https://bit.ly/332QKlI) e seguir as instruções.

“Criamos este canal para aproximar ainda mais o servidor da gestão municipal e vai facilitar essa comunicação, já que o Telegram está recebendo inúmeros usuários, inclusive muitos servidores já aderiram ao App”, disse o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique.

Estabilidade - Desde 2015, os 7.386 servidores estatutários, número que representa mais de 72% dos 10.288 do quadro geral, contam com um Plano de Cargos Carreiras e Remunerações (PCCR), que corrigiu a defasagem dos salários. O PCCR também garantiu o pagamento de promoções e progressões, proporcionando a evolução dos servidores dentro de suas carreiras.

Alexandra Correia, que ingressou na prefeitura como servidora efetiva há 15 anos, destaca os benefícios concedidos. “São vários benefícios que são importantes para gente, entre eles a estabilidade na carreira com direito a promoções e progressões, salários em dia e muitas vezes antecipados, capacitação. Tem os convênios também, que o programa Servidor de Valor celebra com diversas instituições onde temos descontos e serviços de saúde, estética e lazer”, pontuou

Júlia Barros, destaca a tranquilidade que a administração da aos servidores, desde a gestão da então prefeita Teresa Surita e que está dando continuidade com o prefeito Arthur Henrique. “Eles sempre tiveram esta preocupação, de pagar os salários em dia, e algumas vezes adiantando o dia do pagamento. Com isto, a gente pode se planejar para pagar as contas em dia e isto é muito bom. Fico muito grata como servidora. Temos outros benefícios por meio dos convênios que dão descontos em diversas instituições” disse.

Licença maternidade – Desde de o início de janeiro de 2020, quando a entrou em vigor a Lei que garante sete meses de licença maternidade para servidoras municipais, 334 já foram beneficiadas. O aumento da licença, de 180 para 210 dias, tornou a capital de Roraima a primeira cidade do Brasil a oferecer licença maternidade de sete meses.