Saúde

Influenza: Primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 10 de maio em Boa Vista

Os trabalhadores da saúde começam a ser imunizados a partir de segunda-feira (3) nas unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos da Covid-19

Por SEMUC

28/04/2021 - Última atualização 28/04/2021

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a influenza (Gripe) vai até o dia 10 de maio nas unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos da Covid-19. O público-alvo é composto por crianças de seis meses a cinco anos de idade completos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mães com até 45 dias após o parto).

A cobertura vacinal ainda é muito baixa na capital. Até o momento foram aplicadas 4.957 doses da vacina, com a cobertura vacinal de 4%, sendo 3,4% puérperas; 5,8% gestantes; 19% trabalhador da saúde e 5% crianças menores de seis anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de todos os grupos prioritários.

Aquelas pessoas que fazem parte dos grupos desta primeira etapa que ainda não receberam a vacina, devem se dirigir até as UBS´s. Os atendimentos acontecem de acordo com o mês de nascimento. Por conta disso, nos dias 28, 29 e 30 devem procurar as unidades de saúde os nascidos nos meses de novembro e dezembro.

Os trabalhadores de saúde começam a ser vacinados a partir da próxima segunda-feira, 3, de acordo com o cronograma estabelecido pelo município de Boa Vista, com a finalidade de evitar aglomerações nas unidades. É preciso levar algum documento que comprove a função, como carteira de trabalho, declaração da instituição que trabalha ou contracheque.

Os grupos prioritários foram distribuídos esse ano em três etapas de forma escalonadaA segunda etapa se inicia no dia 11 de maio e vai até o dia seis de junho, com a imunização dos idosos de 80 anos a mais e acamados, além dos professores.