Esportes

Mobilidade Urbana - Prefeitura traz orientações de segurança para ciclistas e condutores de veículos nas ruas de Boa Vista

Atualmente, Boa Vista conta com 40 km de ciclovias

Por Naira Sousa

15/04/2021 - Última atualização 16/04/2021

O Dia Internacional do Ciclista é comemorado nesta quinta-feira, 15. E por isso, a prefeitura traz algumas orientações de segurança aos praticantes e destaca sobre as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tratam do ciclismo.

Em Boa Vista, graças ao Projeto de Mobilidade Urbana desenvolvido pela prefeitura na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, existem 40 km de ciclovias na cidade, que envolvem mais de 30 ruas da zona leste a oeste.

Com a mudança no CTB, os condutores de veículos devem ficar ainda mais atentos, pois caso parem em cima de uma ciclovia ou ciclofaixa, por exemplo, serão autuados por infração grave, sujeitos a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“É importante que os motoristas respeitem os praticantes em Boa Vista. Comparado ao veículo automotor, o ciclista é a parte mais frágil na via, assim como o pedestre”, destacou o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito da Smtran, Ney Brito.

Luciana Lopes é atual campeã roraimense de ciclismo de estrada, integrante da equipe Epic Bike Team, e há quatro anos se dedica ao pedal. Além do amor pelo esporte a praticante pedala em busca de uma qualidade de vida mais saudável. E segundo ela, segurança é fundamental no trânsito.  

“Pedalar é um exercício aeróbico, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que você nem imagina. E aqui em Boa Vista temos as ciclovias, que nos oferece segurança, pois é um local demarcado com faixa especial para nós ciclistas. Isso permite uma circulação na nossa própria velocidade, sem a necessidade de acompanhar o fluxo do tráfego”, comentou.

Veja alguns cuidados que os condutores devem ter: 

·Pratique direção defensiva: Ao ultrapassar uma bicicleta, respeite a distância lateral de 1,5 metro entre ela e seu veículo;

·Se não puder ultrapassar a bicicleta, mantenha uma distância segura e espere até que ela encoste ou seu trajeto mude;

·Evite buzinar, tenha paciência. Lembre-se que a bicicleta tem prioridade sobre veículo;

·Ao abrir a porta, fique atento à presença de ciclistas e pedestres;

·É uma infração gravíssima dirigir ameaçando ciclistas. Você pode até perder o seu direito de dirigir (Art.179 CTB)

·É infração grave colar na traseira de uma bicicleta ou apertá-lo contra calçada (Art.192 CTB)

Brito ressalta ainda que os ciclistas também precisam seguir as normas.  “O ciclista precisa realizar uma série de procedimentos para transitar com segurança na área urbana e principalmente nas rodovias”, disse. 

Veja alguns cuidados que os ciclistas devem ter ao transitar pela cidade:

·O artigo 58 do CTB, diz que as bicicletas devem seguir sempre no mesmo sentido da via, nunca pela contramão.

·Equipamentos obrigatórios devem ser instalados na bicicleta como campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, além de espelho retrovisor do lado esquerdo;

·Uso de luvas e capacete é necessário;

·O ciclista deve sinalizar com as mãos antes de realizar alguma mudança de sentido ou de via;

·Devem respeitar a legislação de trânsito, com atenção especial aos semáforos e a faixa que deve ser atravessada empurrando a bicicleta.