Social

Campanha 18 de Maio - Prefeitura promove três dias de mobilização pela proteção de crianças e adolescentes

As ações acontecem por meio de blitz educativas, colagem de cartazes, panfletagem e caminhadas em comércios das áreas centrais e zona oeste, organizados pelos Creas Centro e Centenário.

Por Ceiça Chaves

17/05/2021 - Última atualização 20/05/2021

Nesta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Boa Vista iniciou uma intensa mobilização em pontos estratégicos da cidade pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). As ações vão ocorrer até o dia 19 de maio, por meio de blitz educativas, caminhadas com colagem de cartazes, panfletagem, entrega de leques da campanha, além de rondas diurnas e noturnas.

Com o tema “Um grito pela vida”, a campanha visa a sensibilização, prevenção, divulgação e possível identificação de casos na cidade. A ação começou com colagem de cartazes nos ônibus no terminal central, em comércios da Jaime Brasil e uma blitz educativa com a entrega dos leques no Terminal Luiz Canuto Chaves. Simultaneamente, as ações ocorreram nas avenidas Centenário e Sólon Rodrigues Pessoa, com Nazaré Filgueiras, no Pintolândia.

Seja no contexto da pandemia ou não, crianças e adolescentes se tornam vulneráveis. A melhor prevenção é a divulgação dessa temática a toda sociedade. De acordo com dados levantados pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os casos estão ficando mais comuns, sendo que o maior índice identificado em Boa Vista é de meninas com idade entre 8 e 14 anos. Por isso, a população precisa ficar atenta aos sinais de abuso e exploração.

Essa data chama a sociedade a ter um olhar para a criança e o adolescente. Não apenas os pais e familiares, mas o poder público e o cidadão. Cada um é corresponsável por essa criança. Às vezes, ela não fala quando é explorada ou abusada, mas o comportamento dela fala por si. Essa é uma data de conscientização, para as pessoas enxergarem a importância de ter esse olhar sensível com a criança e o adolescente”, disse Nathália Cortez, secretária municipal de Gestão Social.

A campanha em Boa Vista é coordenada pelas equipes dos Creas Centro e Centenário, com a parceria dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Polícia Rodoviária Federal e a Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça.

Casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes em Boa Vista (Dados dos Creas):

189 casos novos e 1.690 atendimentos feitos pelos CREAS

151 casos novos e 933 atendimentos feitos pelos CREAS

Até abril 109 casos novos e 359 atendimentos feitos pelos CREAS

18 de maio – A data foi determinada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada no dia 18 de maio de 1973.

Diga Não ao Abuso, em caso de suspeita disque 100 (Direitos Humanos)/ 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (Disque Denúncia).

A campanha continua nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19:

18/05/2021 (Terça-feira)

Ação  - Creas Centro/parceiros

Blitz Educativa

1ª Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves

2ª Entrada do bairro Cidade Satélite

Cidade Satélite

3ª Ronda Noturna nos postos mapeados pela PRF de possíveis exploração sexual.

Saída Caracaraí/ Mucajaí / Bonfim,

5º Distrito Policial

Posto Caracas/Atém

Escola Maria das Dores

Noturno

(19h às 21h)

Ação  - Creas Centenário/parceiros

Blitz Educativa

Entrega do leque da campanha 18 de maio

*Av. Nazaré Filgueiras

*Rua Carmelo com Av. Laura Pinheiro Maia (Pintolândia)

19/05/2021 (Quarta-feira)

Ação

Locais

Ronda em bairros vulneráveis

*Rodoviária *Supermercado Gavião (13 de setembro);

*Vila Jardim (Cidade Satélite)

Ação  - Creas Centenário/parceiros

Caminhada para colagem de cartazes e entrega de leques da campanha

Av. Estrela Dalva/Raiar do Sol