Comorbidades - Saiba quem pode se vacinar contra a covid-19 nesta nova etapa

A prefeitura programou os atendimentos para evitar as aglomerações

05/05/2021 - Última atualização 13/05/2021

Nesta quarta-feira, 5, as equipes de imunização contra a Covid-19 começaram a vacinar as pessoas que fazem parte do grupo de comorbidades (com idades de 55 a 59 anos de idade); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), a partir de 18 anos de idade com comorbidades; pessoas com deficiência permanente (55 a 59 anos de idade), e síndrome de Down (a partir de 18 anos de idade). A primeira dose da vacina ocorre nos cinco pontos de vacinação Drive-thru (lista logo mais abaixo).

Para evitar aglomerações nos locais nesta primeira fase, a prefeitura programou os atendimentos. Dessa forma, o grupo de comorbidades – que são de pessoas de 55 a 59 anos – segue um cronograma de ordem decrescente de acordo com a faixa etária. Nesta quarta e quinta-feira são vacinadas as pessoas com 59 anos de idade. Na sexta e no sábado são pessoas com 58 anos de idade e assim sucessivamente.

Juntamente a essas pessoas, recebem também a vacina nos cinco locais as gestantes, puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos de idade), pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos de idade) e pessoas com deficiência permanente cadastrados no Programa de Beneficio de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

A funcionária pública Fredne Carvalho,34, grávida de sete meses está com diabetes gestacional e procurou logo no primeiro dia a vacinação, no terminal Luiz Canuto Chaves.

“E muito importante a vacinação principalmente para o grupo de gestantes, pois toda gestante é de risco e para a gente que já tem uma comorbidade, eu com diabete gestacional, o risco é muito maior. Nós vimos o quanto de mães estão nessa situação na maternidade. Estava aguardando ansiosa e quando chega a vacina é um sopro de esperança”.

Documentação necessária - É importante que antes de se dirigirem ao local de vacinação, as pessoas que fazem parte do grupo levem a documentação necessária, original e cópia de um documento oficial com foto e laudo ou receita. As cópias ficarão retidas para registro da vacinação.

GRUPOS

IDADE

DOCUMENTAÇÃO

Gestantes com comorbidade

A partir do dia 05.05

Documento oficial com foto, CPF, cartão de vacina, caderneta da gestante e cópia do exame que comprove a gravidez, acompanhado do laudo da comorbidade ou a receita médica

Puérperas (Até 45 dias após o parto) com comorbidade

A partir do dia 05.05

Documento oficial com foto, cartão de vacina, CPF, cópia da certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo acompanhado de laudo da comorbidade ou receita médica

Pessoas com comorbidades

07 e 08.05 – 58 anos

Documento oficial com foto, CPF, cartão de vacina, e cópia do exame que comprove a comorbidade, acompanhado do laudo da comorbidade ou a receita médica

Pessoas com obesidade com IMC ≥ 40

07 e 08.05 – 58 anos

Documento oficial com foto original, cartão de vacina, CPF e cópia do laudo ou exame.

Pessoas com deficiência permanente cadastrados no Programa de Beneficio de Prestação Continuada ( BPC)

07 e 08.05 – 58 anos

Documento oficial com foto original, cartão de vacina, CPF e cópia, Documento oficial com foto

Síndrome de Down

A partir do dia 05.05

Documento oficial com foto original e cópia

O Ministério da Saúde elencou 22 tipos de comorbidades que serão atendidas, conforme disponibilidade de doses de vacina.

OBS: Todos devem levar documento original e cópia de documento oficial com foto e laudo da comorbidade e/ou receita, cartão de vacina, CPF ou cartão SUS. As cópias ficarão retidas para registro da vacinação.

Pontos de vacinação no horário de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, sem intervalos:

Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio - Pintolândia