Saúde

Comunicado: Aplicação da vacina Astrazeneca é suspensa em gestantes por recomendação da Anvisa em Boa Vista

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, recomendou nessa segunda-feira, 10, que a vacina pare de ser aplicada em mulheres grávidas

Por SEMUC

11/05/2021

 

 

A Prefeitura de Boa Vista informa que está suspensa a partir desta terça-feira, 11, a aplicação da vacina Astrazeneca/Fiocruz para o grupo de gestantes, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

A Agência recomendou nessa segunda-feira, 10, que a vacina pare de ser aplicada em mulheres grávidas. A suspensão deve ser imediata, segundo recomendação da agência reguladora. Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no País.

O município aguarda mais orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, em relação a essa suspensão. Em Boa Vista, as doses do imunizante estavam sendo aplicadas em grávidas com comorbidades, que fazem parte do grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização.

O município de Boa Vista segue desde o início da imunização o protocolo do Ministério da Saúde que a vacina seja aplicada com recomendação médica. O médico que deve avaliar os riscos.