Desde o início da campanha de imunização contra a covid-19 em janeiro deste ano, a Prefeitura de Boa Vista tem organizado uma logística completa de vacinação, seja nos pontos drive-thru, nas residências dos acamados, no atendimento aos profissionais de saúde de clínicas particulares e, agentes da Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas.
A soma dessas ações até o dia 25 de maio resulta em 71.212 mil doses de vacina aplicadas, sendo 42.869 com a primeira dose e 28.344 com a segunda dose. A vacinação ocorre conforme o recebimento de doses e os grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Vacinação (PNO) do Ministério da Saúde.
O prefeito Arthur Henrique destaca que a imunização traz alívio e esperanças e que está trabalhando para que o acesso à vacina chegue a todos. “Ficamos felizes e satisfeitos com essa conquista da vacina, o que nos traz esperanças de dias melhores, o nosso desejo, e estamos trabalhando para isso, é que a vacina chegue a todos. Mas enquanto não chega esse momento, vamos manter os cuidados necessários com o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, disse.
Cobertura vacinal
O registro da PMBV mostra que a cobertura vacinal de todos os públicos aptos para se vacinar no momento é de 14,8% com a primeira dose e 9,55% com a segunda dose. É importante que aquelas pessoas que ainda não tomaram a segunda dose procurem os pontos de vacinação para completar o esquema vacinal.
Grupos que recebem a vacina agora – A prefeitura segue vacinando com a primeira dose nos cinco pontos de vacinação drive-thru o grupo de comorbidades na faixa etária de 40 a 59 anos de idade; Síndrome de Down (a partir de 18 anos), grávidas e puérperas (a partir de 18 anos), deficientes permanentes com BPC.
A partir desta quinta-feira, 27, começa a vacinação com a primeira dose as pessoas de 30 a 39 anos de idade com comorbidades.
Já com a segunda dose as equipes seguem vacinando pessoas de 60 anos a mais e pessoas com comorbidades que estão no período de vacinação da segunda dose. É importante que todos estejam atentos as datas no cartão de vacina.
A pandemia ainda não acabou. Portanto, é necessário que todos façam sua parte, cumprindo todas as medidas de saúde com a utilização de máscara e higienização das mãos. Caso seja necessário atendimento médico durante a semana ou fim de semana, as UBS´s exclusivas para atendimento à Covid-19 estão abertas com profissionais preparados para atender os sintomas leves da doença.
UBS exclusivas para atendimento covid-19
Segunda a sexta-feira das 7h até meia-noite/ aos sábados e feriados das 8h às 20h
-UBS Olenka Macellaro – Caimbé
- UBS Mariano de Andrade – Caranã
- UBS Délio Tupinambá – Nova Cidade
- UBS Aygara Motta – Cidade Satélite
- UBS Lupércio Lima – Pintolândia
- UBS São Vicente
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
- UBS Equatorial
- UBS Sílvio Botelho (localizada no Paraviana)