Saúde

Contra o coronavirus: Prefeitura amplia vacinação para grupos de comorbidades nesta quarta-feira, 5 em Boa Vista

04/05/2021 - Última atualização 05/05/2021

A partir desta quarta-feira, 5, a Prefeitura de Boa Vista inicia a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas que fazem parte do grupo de comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, conforme escalonamento estabelecido no Plano Nacional de Operacionalização da vacina (PNO) do Ministério da Saúde.

Os grupos serão atendidos por fases e de acordo com quantitativo de doses disponibilizadas. Nesta primeira fase estão incluídas as pessoas com:
- Síndrome de Down, com 18 anos ou mais de idade;
- Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos de idade;
- Comorbidades com 55 a 59 anos, conforme cronograma abaixo:

Pessoas com comorbidades serão atendidas conforme cronograma abaixo:

Quarta e quinta-feira (5 e 6) - pessoas de 59 anos de idade;

Sexta e Sábado (7 e 8) - pessoas de 58 anos de idade.

- Pessoas com deficiência permanente cadastrados no Programa de Beneficio de Prestação Continuada ( BPC) de 55 a 59 anos de idade;
Documentação – No ato da vacinação devem ser apresentados CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina, além das cópias de um documento oficial com foto, laudo da doença, receita que comprove a comorbidade. O laudo ou a receita deve ter a assinatura e carimbo do médico ou enfermeiro, se for da rede pública. Já da rede privada deverá conter a assinatura e carimbo do médico exclusivamente.
As gestantes devem apresentar também cópia da caderneta da gestante ou exame que comprove a gravidez, acompanhado do laudo da comorbidade ou a receita médica e documento com foto. Já as puérperas (até 45 dias após o parto) devem apresentar a certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo acompanhado de laudo ou receita médica/enfermeiro, mais o documento com foto.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que essas pessoas levem a cópia do documento com foto, laudo ou atestado médico junto com a original, pois a cópia ficará retida para registro. Essa orientação vale para todos os públicos, exceto as pessoas com Síndrome de Down que devem apresentar cópia de documento oficial com foto.
As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) a partir de 18 anos de idade serão vacinados na instituição que fazem o tratamento.
As pessoas com deficiência permanente cadastrados no Programa de Beneficio de Prestação Continuada ( BPC) que são acamados e cadastrados nas UBS´s da prefeitura vão receber a vacina em casa, pelas equipes das unidades. Aqueles que não possuem cadastro devem procurar as UBS´s.

As pessoas com obesidade com IMC ≥ 40, devem apresentar cópia de documento oficial com foto, laudo e exame.

Pontos de vacinação no horário de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, sem intervalos:

- Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

- Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio - Pintolândia