Saúde

Covid-19 - Seis estabelecimentos foram interditados durante fiscalização no fim semana

Decreto municipal com medidas de combate ao coronavírus ainda é desrespeitado por parte da população

Por Naira Sousa

10/05/2021

Mesmo com a flexibilização nos horários de funcionamentos dos estabelecimentos, foram registrados descumprimento ao decreto municipal, alguns locais com reincidência. No último final de semana, dias 7 e 9, 35 deles foram inspecionados na capital.

Durante as ações de fiscalização, as equipes da vigilância sanitária interditaram seis estabelecimentos, inspecionaram oito locais e fizeram 18 orientações.  “Foi um final de semana com muitas aglomerações. Alguns estabelecimentos estavam funcionando depois das 23h, por isso orientamos no sentido do cumprimento do novo decreto”, explicou Fernando Matos, chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal.

Ainda durante as ações, os agentes fizeram 27 dispersões, maioria nas praças do “Chefão (bairro Paraviana), Amoca e Mirandinha (Caçari). Além disso, as equipes do Departamento de Fiscalização do Meio Ambiente fizeram quatro apreensões de sons automotivos e quatro auto de infração nesses locais.

Decreto – O prefeito Arthur Henrique anunciou na última sexta-feira, 7, uma atualização do decreto municipal que trata das medidas de funcionamento do comércio para evitar a disseminação do coronavírus. As novas medidas seguem até dia 23 de maio.

A primeira medida é a proibição de vendas de bebidas alcoólicas no sistema delivery da meia-noite às 5h. Outra medida é a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que será estendido, passa a ser das 5h até meia-noite.

Permanecem as regras de ocupação dos estabelecimentos comerciais, de acordo com o tamanho do prédio e capacidade de até 50% e de 30% para templos religiosos. Também continuam permitidos casamentos e aniversários, com até 50 pessoas, dentro do horário de funcionamento dos estabelecimentos (até meia-noite). Além disso, o decreto permite nesses ambientes música ao vivo, com no máximo três músicos e sem dança.