Serviços Públicos

Empreendedorismo : Artesã roraimense concretiza sonho de ter o próprio negócio com incentivos da Prefeitura de Boa Vista

A artista atua no Box 02 do Mercado São Francisco, onde são comercializadas peças que valorizam a cultura local

Por Walquiria Domingues

18/05/2021 - Última atualização 18/05/2021

O artesanato sempre fez parte da vida de Sula Martins, que há 15 anos confecciona peças que mostram a diversidade da nossa terra a partir de matéria-prima local, com a utilização de sementes, resinas, fibras da palha de buriti e madeira.

O Box 02 do Mercado São Francisco é a concretização de um sonho e da liberdade de empreender da artesã, que buscou sua inspiração na nossa cultura indígena, incentivada através de projetos desenvolvidos pela prefeitura de Boa Vista.

Suas peças originais em parceria com mais 5 artesãos investem em matéria-prima da natureza para fazer produtos exclusivos e também sustentáveis. Sementes de açaí e buriti, folhas de Paxiúba, fio de Tucum e fibras de diversas palmeiras tradicionais da Amazônia.

Mantendo viva a ancestralidade cultural através das fibras de Buriti, a parceria com a comunidade indígena de Sorocaima, expõe toda a criatividade e diversidade de utilização dessa palmeira que é tradicional em nossa região. A utilização das sementes e fibras é retratada pelos povos yanomami através de biojóias.

“O mercado agregou um espaço que hoje é um ponto turístico da nossa cidade, trazendo muitos turistas, permitindo nossa comercialização de produtos e geração de renda”, afirmou Sula.

O novo prédio do Mercado Municipal de São Francisco foi fruto do convênio com o Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, do Governo Federal e entregue a população em 2018 ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Zurita.

Incentivos – A prefeitura de Boa vista através do Decreto N° 38/E de março de 2021, isentou o pagamento de taxas de ocupação dos espaços públicos ocupados pelos permissionários durante o período de março de 2020 até 31 de dezembro, em razão das medidas de distanciamento que restringiram o movimento no comércio ao longo da pandemia.

“Para nós pequenos empreendedores, a taxa de isenção foi um incentivo para continuarmos de portas abertas. Tivemos a possibilidade de renegociar antigos débitos, agradecemos muito ao prefeito Arthur”.

Cadastramento – Mais informações sobre o cadastramento de novos usuários, podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 98400-1450 ou Departamento de Patrimônio e Imóveis – DPI na Rua Barreto Leite, 233, sala 03 – Centro.