Saúde

Saúde Mental: Encontro aborda estratégia de cuidado e valorização da vida

A ideia é preparar todos os pontos de atenção e melhorar o atendimento a pessoas

Por SEMUC

12/05/2021 - Última atualização 12/05/2021

 

Na manhã desta terça-feira, 11, gestores e técnicos que atuam no âmbito da saúde mental de Boa Vista, Estado e outras instituições se reuniram para alinhar estratégias de cuidado e valorização da vida, especificamente o suicídio.

A ideia, de acordo com a médica e Referência Técnica de Saúde Mental do Município de Boa Vista, Maria Vauliam, é preparar todos os pontos de atenção e melhorar o atendimento.

“É visível que na pandemia houve um aumento dos sofrimentos seja ele de origem moderada ou grave e que grande parte deles resulta no acometimento do suicido. É preciso falar sobre esse tema e preparar os nossos profissionais para que eles possam receber e dá o acolhimento necessário, além de saber basicamente o que fazer quando tiver com esse paciente, não somente encaminhar, mas dá o primeiro apoio para que se tiver que encaminha-lo a outro ponto de atenção saiba o que fazer e assim sucessivamente”.

O encontro contou com profissionais da rede municipal de saúde, como unidades básicas de saúde, Cerest-BV, CAPS II, CAPS 3, CAPS AD, Emergência do Hospital Cosme Silva, Clínica Coronel Mota e ONG Médicos sem Fronteiras.

A enfermeira Enmily Feitosa, da UBS Olenka Macellaro – unidade que atende casos exclusivos de covid-19 – participou do evento e disse que debater a saúde mental é mais que necessário,  principalmente esse tema do suicídio.

“Este tema é o auge do problema de saúde mental, a ultima tentativa da pessoa de se livrar do sofrimento. É uma situação que carrega vários estereótipos e preconceitos instituídos há muitos anos e que deve ser tratado. O município vem trabalhando para que a gente possa ter uma força maior de ação com relação à saúde mental. A atenção primária como porta de entrada precisa estar capacitada para receber esse paciente, saber manejar e encaminhar quando necessário”.

O diretor administrativo da clínica especializada, Coronel Mota, Wouder Fonteles destacou que esse matriciamento é mais que importante nesse momento de pandemia.

“Este é momento certo e oportuno, em um período pandêmico que estamos vivendo e que o numero de pacientes com tendência ao suicídio tem aumentado cada vez mais e isso tem aumentado as demandas das unidades que atendem esses pacientes. Com o matriciamento, os pacientes terão um atendimento de qualidade e mais eficaz, junto com profissionais que estão sendo capacitados”.

Ações Boa Vista - O município de Boa Vista promove diversas intervenções com os próprios profissionais, encontros de alinhamento e de fortalecimento da saúde mental dos servidores, principalmente os que atuam nas UBS´s que atendem casos exclusivos de Covid.

Acontece ainda o matriciamento, que prepara os profissionais da atenção básica, inclusive médicos e enfermeiros, para receberem as pessoas que têm crise de ansiedade e depressão

CAPE – Hoje, a Central de Acolhimento Psicológico Emergencial (CAPE), implantada pelo município no início da pandemia, é uma referencia e uma das ações de linha de frente, com o objetivo acolher tanto profissionais de saúde como outras pessoas com esse sofrimento e outras situações.

Além da linha telefônica 95 3621-1081, a central ampliou os canais de acesso e está com um número de Whatshap disponível, o 95 99119-8535 e o email capecovid2020@gmail.com. Somente no ano passado, foram mais de 6 mil atendimentos. Neste ano, até o momento, já foram mais de 500.