Saúde

SAÚDE: Unidades básicas de Boa Vista fizeram mais de 220 mil atendimentos neste ano

Serviços foram reforçados durante a pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança

Por SEMUC

24/05/2021 - Última atualização 24/05/2021

As 34 unidades básicas de saúde da prefeitura de Boa Vista fizeram 227.158 mil atendimentos, entre janeiro e 15 de maio deste ano. Destes, 143.257 aconteceram nas UBSs que atendem casos exclusivos leves e confirmados de covid-19 e 84.901, nas demais que não são exclusivas. Mesmo em meio a pandemia, os serviços são disponibilizados nas unidades seguindo todos os protocolos de saúde para preservar a segurança dos pacientes.

As unidades que não atendem casos exclusivos de Covid-19 oferecem mais de 20 tipos de serviços de saúde para a população, como consultas médicas, pré-natal, vacinação, distribuição de medicamentos, atendimento odontológico, agendamento de exames e encaminhamento para especialistas, entre outros serviços.

“Nas unidades básicas, tanto as ‘de Covid’, como as ‘não Covid’, realizamos os atendimentos iniciais, ambulatoriais, aquelas situações que podem aguardar para fazer acompanhamento e tratamento. Já as situações emergenciais, a orientação é que procurem os pronto-atendimentos da rede estadual de saúde”, disse a superintendente de atenção primária à saúde de Boa Vista, Cinthia Brasil.

 

                                                                                                   

 Atendimentos nas UBS´s exclusivas para Covid-19 passam de 140 mil

As unidades básicas exclusivas para Covid-19 fizeram, neste mesmo período do ano, 143.257 mil atendimentos. Hoje, Boa Vista conta com oito unidades que atendem casos leves e confirmados da doença, com exames de diagnóstico, consultas médicas e de enfermagem, encaminhamentos para especialidades e dispensação de medicamentos e ainda o monitoramento dos pacientes pelas equipes Estratégia Saúde da Família (ESF).

Entre janeiro e 15 de maio deste ano foram registrados 19.985 testes positivos e 41.955 negativos, totalizando 61.941 testes. Destes, 11.196 foram testes de detecção de antígeno, com 2.606 positivos e 8.590 negativos. No mesmo período, foram coletadas 8.099 amostras de SWAB para RT PCR.

A pandemia ainda não acabou. Portanto, é necessário que todos façam sua parte, cumprindo todas as medidas de segurança. Caso seja necessário o atendimento médico, tanto durante a semana como no fim de semana, as pessoas podem procurar uma das oito UBS´s. Os profissionais estão preparados para atender sintomas leves da doença.