Cultura

Boa Vista em 360 graus encanta primeiros visitantes do mirante do Parque do Rio Branco

O mais novo cartão-postal de Boa Vista conta com o maior observatório já construído da região Norte

Por Ceiça Chaves

02/06/2021 - Última atualização 07/06/2021

Na tarde desta quarta-feira, 2, o Mirante Edileusa Lóz, localizado no Parque do Rio Branco, recebeu as primeiras visitações da população. Um momento marcado por emoção e encanto por parte daqueles que aproveitaram o primeiro dia de reabertura para apreciarem a capital Boa Vista e o Rio Branco, numa visão panorâmica de 360°. Mais de duzentas pessoas visitaram o local nesse primeiro dia.

O Mirante tem 120 metros de altura e possui o maior observatório construído da região Norte (93 m de altura e área total de 250m²), permitindo aos visitantes uma vista espetacular de todos os ângulos da cidade. No elevador panorâmico, o visitante já vai subindo apreciando o Rio Branco. Uma atração à parte é o piso de vidro, que tem capacidade para suportar até 600 kg por m², uma novidade para os boa-vistenses.

Hiury Dantas, 27, e Dayane Rodrigues, 26, ficaram encantados com o que viram e aproveitaram para registrar cada momento de seus 20 minutos no observatório. “É incrível para o boa-vistense prestigiar a cidade de uma forma que não vemos lá embaixo. Essa ponto turístico valorizou 100% quando se olha de cima e principalmente a cidade. A gente fica encantada”, disse.

A ansiedade era grande para o estudante Gabriel Medrado, 18. Ele veio do bairro Centenário para apreciar Boa Vista de cima. “Eu estava planejando essa visita desde que o prefeito anunciou. É uma vista incrível. A nossa cidade de cima é muito linda, sinto orgulho da minha Boa Vista”, disse.

Já a professora Suellen do Nascimento, 37, levou toda a família para sentirem juntos a emoção de estar num dos pontos de observação mais altos de Roraima. Do Santa Cecília, ela via a enorme estrutura. E hoje viu o Santa Cecília de cima do Mirante.

“Achei muito bonito, porque tem um ponto de vista para a cidade inteira, inclusive para o outro lado da ponte. A ex-prefeita e o prefeito atual que trabalharam juntos nesse projeto estão de parabéns porque é um marco histórico”, disse.

O menino Luis Gustavo, 12 anos, filho de Suellen, aproveitou cada segundo no maior cartão-postal de Boa Vista. “Achei legal é uma obra bonita que a prefeitura fez para o povo ver Boa Vista. Estou encantado e recomendo. A prefeitura está de parabéns”, disse.

Quem veio de longe, para conhecer o Parque do Rio Branco e o Mirante foi a professora Roniere Ferreria, 30 anos, do município de São João da Baliza. “Estou encantada. A imagem é linda. Estou muito feliz em ter essa visão panorâmica de Boa Vista. Subir nessa plataforma de vidro deu até frio na barriga. É uma sensação de andar sobre as águas do Rio Branco”, disse.

Informações aos visitantes

As visitações são gratuitas e acontecem de quarta a domingo, das 15h às 21h. Devido a pandemia, as turmas são reduzidas, com no máximo 20 pessoas. O tempo de permanência no observatório será de 20 minutos. Caso o visitante chegue atrasado, terá direito aos minutos restantes relativos ao seu horário agendado.

Em dias chuvosos as visitas devem ser suspensas e um novo ingresso deve ser emitido. No caso de chuvas “rápidas”, o cidadão terá que aguardar 30 minutos para estabilização do clima e liberação do Mirante. Não será permitido comer ou beber dentro do observatório, deixar crianças desacompanhadas, acessar com animais, exceto cães guia ou animais de apoio emocional.

Agendamento através do link: parquedoriobranco.boavista.br

MIRANTE EDILEUSA LÓZ – Localizado no Parque do Rio Branco, o mirante foi inaugurado em 20 de dezembro de 2020. É o mais novo cartão-postal de Boa Vista, um sonho planejado e executado na gestão da ex-prefeita, Teresa Surita. O nome é uma homenagem à ex-servidora da prefeitura e ex-candidata a vice-prefeita da capital, Edileusa Lóz.

Fotos: Clique aqui