Saúde

Planejamento Reprodutivo - Profissionais de saúde de Boa Vista recebem capacitação especial em consultas de enfermagem ginecológica

A Prefeitura de Boa Vista encerrou nesta quarta-feira, 9, a primeira etapa do Curso de Qualificação da Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo.

Por SEMUC

09/06/2021 - Última atualização 06/10/2021

A Prefeitura de Boa Vista encerrou nesta quarta-feira, 9, a primeira etapa do Curso de Qualificação da Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo. A capacitação vem fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais nas unidades básicas de saúde da capital.

 O curso é resultado da cooperação técnica firmada entre Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem de Roraima, Conselho Federal de Enfermagem, Hospital Maternidade Sofia Feldman e Universidade Federal Fluminense (RJ).

 O objetivo da capacitação é fortalecer ainda mais a consulta de enfermagem no cuidado integral à saúde da mulher, seja no planejamento reprodutivo, avaliação da mama e colo de útero, saúde sexual e detecção de violência contra a mulher.

 O curso teve carga horária de 200h e foi voltado para nove enfermeiros, nesta primeira etapa que serão os multiplicadores para os demais profissionais da Atenção Básica. A consulta com os enfermeiros tem abordagem humanizada e acolhedora, onde os profissionais avaliarão juntamente com a família qual o melhor método contraceptivo será utilizado, caso haja necessidade.

 “Hoje a importância de um atendimento humanizado e acolhedor é mais que necessário no atendimento a nossa população e principalmente a saúde da mulher agora ainda mais reforçada com o conhecimento desses profissionais que irão multiplicar para os demais e assim fortalecer a consulta na atenção básica”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.

 O coordenador da Comissão da Saúde das Mulheres do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Universidade Federal Fluminense, Herdy Alves, também destacou o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde em Boa Vista.

 “Parabenizo a todos pelo trabalho realizado pela gestão compartilhada aqui na capital, o que facilitou ainda mais a realização do curso. A gente não vê isso em outras capitais. Temos agora um desafio maior que é de formar não somente enfermeiros, mas outros profissionais de saúde para trabalhar a saúde como um todo em prol da população boa-vistense”, disse.

 No encerramento, estiveram presentes o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, vice-prefeito, Cássio Gomes, as presidentes do Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, representante do Hospital Sofia Feldman, representante do município Arapiraca – Alagoas e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras de Roraima (ABENFORR).

 Métodos contraceptivos da rede – Os contraceptivos oferecidos pelo SUS e que estão disponíveis nas unidades básicas de saúde da prefeitura são: preservativos, anticoncepcionais orais, anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais e DIU de Cobre.

 Desde setembro do ano passado, o município faz o procedimento de inserção do DIU de cobre na atenção básica, sendo que antes esse serviço só era ofertado na rede especializada. Desde então, já foram 1.135 atendimentos em consultas de enfermagem ginecológica com 341 inserções de DIU. Hoje, 13 unidades básicas de saúde já oferecem a consulta de enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo. A ideia é expandir para todas da rede.