Meio Ambiente

Sustentabilidade - Boas práticas ambientais desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista são tema de Live

Assuntos como Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, projetos sociais, reciclagem e seus benefícios, dentre outros, foram destaques no evento

Por Marcus Miranda

08/06/2021 - Última atualização 08/06/2021

Profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) promoveram na tarde desta segunda-feira, 7, um evento on-line intitulado “Boa Vista, por uma cidade sustentável”. A intenção foi compartilhar com a população, por meio de palestras, as boas práticas ambientais desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista.

Os principais assuntos abordados foram: ações de educação ambiental no Bosque dos Papagaios, apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, coleta seletiva, além da participação de representantes do Projeto Crescer, que falaram sobre compostagem e produção de peças de artesanato elaboradas com uso de materiais recicláveis.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, reforçou a importância de discutir o assunto. “A abordagem de pautas relacionadas ao meio ambiente é fundamental para contribuir com o processo de conscientização e, principalmente, educação ambiental do cidadão boa-vistense, visto que para termos avanços significativos, é essencial que a população coopere junto à prefeitura com este trabalho”, explicou.

Outro destaque da live foi um bate papo com a catadora de resíduos sólidos Evandra do Vale, que há 19 anos percorre as ruas da cidade fazendo a coleta de materiais recicláveis. Ela afirmou que, aos poucos, tem contribuído com o processo de conscientização ambiental da sua rua, no bairro Nova Cidade.

“Me preocupo muito com o destino do lixo, principalmente o das residências, já que a maioria das pessoas não faz a separação correta dos seus resíduos. Aqui no meu bairro já instalei meu pontinho ecológico para o descarte de materiais recicláveis”, disse.

Izabel de Souza é presidente da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Boa Vista e também participou do encontro. Ela contou que a entidade já tem cinco anos de existência e, assim como dona Evandra, deu início a boas práticas ambientais em seu bairro, o São Bento.

“A história da associação começou no meu bairro, a partir da minha vontade de ver a minha rua e a dos meus vizinhos, limpa e organizada. Muitos catadores moravam no local e assim nos juntamos e formalizamos a entidade”, falou.

O PLANO – Para contar com a cooperação do cidadão, a prefeitura implantou em 2016 diretrizes para gestão dos resíduos, com a participação de diversos segmentos sociais da cidade, que se reuniam em audiências públicas e treinamentos. A implementação do Plano Municipal entrou em vigor em 2019 e foi regulamentada em março deste ano.

A medida atende a política nacional de resíduos sólidos, estabelecida através da lei nº 12.305/2010, que define e ordena processos necessários para a gestão de resíduos sólidos de construção civil, resíduos de serviços de saúde, domiciliares, logística reversa, entre outros.

CURIOSIDADE – O evento aconteceu em um mês importante para todo o planeta, visto que nesse último sábado, 5, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.