Agricultura e Pecuária

“CENTRO DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA” - Em visita a Boa Vista, pesquisador se surpreende com estrutura e produtividade em campo experimental

“Percorro todo o país e nunca tinha visto uma iniciativa dessas”, disse o pesquisador Alexandre Bizão

Por Marcus Miranda

19/07/2021 - Última atualização 19/07/2021

O Campo Experimental da Prefeitura de Boa Vista, localizado no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), região do Bom Intento, foi destaque neste último sábado, 17, em uma visita de um especialista em fertilidade do solo. Alexandre Bizão é agrônomo e desenvolve a técnica de ‘rochagem’, que consiste na aplicação direta do pó da rocha ao solo, com o intuito de enriquecê-lo e deixá-lo produtivo para o plantio.

Essa técnica, utilizada em diversos estados brasileiros, já é estudada em Boa Vista há, pelo menos, três anos, visto que segundo Alexandre Bizão, este tipo de manejo, traz ao homem do campo e sociedade como um todo, diversos benefícios econômicos. Além de reduzir, consideravelmente, os danos à natureza.

“Em 2018, iniciamos os estudos aqui em Roraima, passando a analisar as rochas que temos na região e agora estamos voltando para dar seguimento a esse processo. A recuperação do solo geralmente é feita com o uso de produtos químicos, fertilizantes, agredindo o meio ambiente e trazendo problemas de saúde para a população. Já essa técnica é totalmente sustentável, onde vamos à natureza, moemos a rocha e aplicamos no solo, que se tornará fértil novamente, com a produção de alimentos saudáveis, livres de produtos químicos”, explicou.

DESTAQUE – Alexandre elogiou a iniciativa da Prefeitura em dispor de uma área para estudos. “Percorro todo o país e nunca tinha visto uma iniciativa dessas. Para mim, é algo inédito. A iniciativa mostra a capacidade do poder público em contribuir com a sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas, pois não podemos esquecer que a agricultura é o processo de tornar uma sociedade mais rica, justa e soberana”.

São implantadas cultivares de milho, soja, sorgo boliviano, capim e girassol em 3 hectares de terra

O plantio na nova área destinada com Campo Experimental 2021 se iniciou em maio deste ano, no próprio CDT. São implantadas cultivares de milho, soja, sorgo boliviano, capim e girassol em 3 hectares de terra.

O secretário adjunto da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cézar Riva, destacou a importância dessa visita. “Além de conhecer a nossa realidade do campo experimental, essa visita nos traz uma série de informações, inclusive de uma possível parceria para o desenvolvimento de novas tecnologias para que futuramente possam ser levadas ao agricultor familiar”, disse.

Os materiais utilizados no campo são fornecidos por grandes empresas multinacionais do ramo de melhoramento genético de sementes, fertilizantes e insumos biológicos, que manifestam interesse em testar a adaptabilidade destes materiais em Boa Vista. Ao final do experimento, haverá o compartilhamento das informações em um banco de dados consolidado que possibilitará maior ao produtor maior assertividade na escolha de sementes mais produtivas.

SOBRE O CAMPO – O Campo Experimental foi implantado em 2018 em Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas. O objetivo é buscar informações acerca de variedades de cultivares com maior resistência às pragas e doenças e também sobre destaque em produtividade.

O número de cultivares em área de plantio será: 33 cultivares de milho, 32 cultivares de soja, quatro tipos de capim, além do sorgo e girassol.

O ESPECIALISTA – Alexandre Bizão possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade de Rio verde (Univerde), cuja monografia descreveu a importância do uso de Pó de Rocha na Segurança Ambiental. Atualmente é pesquisador em Agrogeologia nos Projetos Pilotos de uso de Agrominerais na produção de bioenergia do Sudoeste Goiano.