Saúde

Dia do Socorrista: Samu Boa Vista é referência em atendimentos de urgência e emergência na capital

O Samu Boa Vista atua com mais de 65 profissionais socorristas, todos com vínculo efetivo, algo particular no estado de Roraima

Por SEMUC

12/07/2021

No dia 11 de julho é celebrado o Dia do Socorrista. E Boa Vista está muito bem representada pelo trabalho desses profissionais, que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que se empenham, com dedicação e profissionalismo no atendimento das ocorrências em toda capital.

Em meio à pandemia da covid-19, ainda vivenciada em todas as capitais brasileiras, os profissionais se tornaram fundamentais em mais essa batalha, bem como nas demais demandas emergenciais que ocorrem na capital.

Entre elas, estão os atendimentos nos casos de acidentes de trânsito, onde o serviço é referência em todas as demais causas clínicas agudas ou crônicas agudizadas, seja na residência, em via pública ou em unidades de saúde de atenção básica, sem deixar a proteção e segurança garantida por meio dos protocolos operacionais vigentes e equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados para cada caso.

“Somos uma grande equipe qualificada de socorristas, com mais de 65 profissionais composta por condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam com todo empenho e material médico-hospitalar adequado, dentro dos protocolos vigentes, o que favorece nossa missão em garantir o melhor atendimento pré-hospitalar do estado. Pois mesmo com a pandemia, não recuamos em nosso empenho em salvar vidas”, destaca o diretor geral do Samu-BV, Luciano Coutinho.

SAMU em números – O Samu BV registrou no período de janeiro a junho deste ano, 4.052 acionamentos, com um quantitativo de 2.067 atendimentos clínicos, e destes, 705 ocorrências somente de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Outro destaque fica por conta dos acidentes de trânsito com 1.041 acionamentos, demonstrando a variedade e amplitude de casos atendidos.

O Samu Boa Vista atua com mais de 65 profissionais socorristas, todos com vínculo efetivo, algo particular no estado de Roraima. Isso favorece a qualificação constante de todos os profissionais que agregam conhecimento ao longo da carreira profissional no serviço.

Vale destacar que o Samu Boa Vista possui um Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU/BV), responsável pela capacitação dos socorristas, bem como, promove cursos e treinamentos na área de urgência e emergência para os parceiros operacionais como, por exemplo, as Forças de Segurança, Exército e Corpo de Bombeiros. Pois, por meio da educação continuada, busca-se a qualificação do atendimento pré-hospitalar na capital.