Tecnologia

EQUIPE “I ROBOT”- Integrantes se preparam para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Além disso, três alunos da equipe foram contemplados, recentemente, com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq), devido ao bom desempenho na Mostra Nacional de Robótica (MNR)

Por Marcus Miranda

22/07/2021 - Última atualização 27/07/2021

Além de já estar confirmada na modalidade teórica da edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a equipe “I, Robot” também deve concorrer nas categorias: Prática Virtual/Apresentação/Modelagem e Simulação. O evento, que desde o ano passado acontece de forma totalmente on-line, começa oficialmente no dia 30 deste mês, seguindo até 15 de outubro.

Toda a preparação da equipe acontece no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista. A equipe conta atualmente com seis integrantes, com idade entre 9 e 14 anos, sendo eles: Luciano Sampaio, Giulia Amaral, Reldson Junior, Wilson Costa, Sophie Lucy e Fernanda Korinivski.

Fernanda Koroniviski, "Estamos nos dedicando bastante para obter os melhores resultados possíveis nessa competição”

Fernanda é uma das novas integrantes da “I, Robot” e revela como estão as expetativas para participar, pela primeira vez, de uma competição. “Fazer parte dessa equipe para mim é um orgulho. A área que eu mais me identifico é a de programação. Estamos nos dedicando bastante para obter os melhores resultados possíveis nessa competição”, contou.

Sophie Lucy já faz parte da equipe há, pelo menos, quatro anos e destaca a importância das atividades desenvolvidas no CCTI para o seu dia a dia. “A cada ano que passa, vamos aprendendo coisas novas. Ou seja, não é porque estou todo esse tempo na equipe que não tenho mais nada para aprender. Na verdade, é totalmente ao contrário. Vamos aprimorando nossos conhecimentos e técnicas”, disse.

Reldson Junior, Sophie Lucy e Luciano Sampaio foram contemplados com Bolsas de Iniciação Científica Junior (CNPq)

BOLSAS – Os destaques não param por aí. Por conta do bom desempenho na Mostra Nacional de Robótica (MNR) do ano passado, três alunos da equipe foram contemplados, recentemente, com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq), sendo eles: Sophie Lucy, Luciano Sampaio e Reldson Junior. Eles apresentaram o projeto “Brincar, os primeiros passos para uma cidade Inteligente e Modelada”.

De acordo com um dos coordenadores da equipe, Bruno Reis, a equipe tem sido destaque no cenário nacional, provando que os alunos têm condições de competir com equipes de todo o país. “É, sem dúvida, mais uma das grandes conquistas da ‘I, Robot’, promovendo o enriquecimento do currículo dos alunos e proporcionando a eles mais qualificação para o mercado de trabalho”, explicou.

A Bolsa ICJ-CNPq é um prêmio concedido ao estudante e torna-se vigente no ano seguinte à aprovação do projeto para e pela MNR, que oferece um valor mensal no período de até 12 meses ao estudante.

A modalidade de Bolsa Iniciação Científica Júnior (ICJ) tem por finalidade despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.

OBR’s ANTERIORES - Na OBR do ano passado, a equipe “I, Robot” foi vice-campeã brasileira na categoria ‘Prática Virtual – Modelagem”, competindo com instituições de todo o país. Além disso, em 2017 conquistou a Medalha Prata Estadual – categoria Prática; Em 2018 a Medalha Bronze Estadual – categoria Prática; em 2019, 1° lugar em Design Etapa Estadual e Prata na prova teórica de 2019 e 1° lugar na Etapa Estadual – Prática Simulação, em 2020.