A Prefeitura de Boa Vista esclarece que até o momento não recebeu recomendação oficial do Ministério da Saúde para antecipar a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca e tampouco a vacinação da população de 12 a 17 anos de idade com comorbidade, conforme anunciado na imprensa pela Secretaria de Estado da Saúde.
Um ofício da Secretaria Municipal de Saúde foi enviado nesta quinta-feira, 15 de julho, ao secretário estadual solicitando informações sobre quais estudos e critérios justificam a antecipação e inclusão desse grupo e sobre a disponibilidade de doses para a segunda aplicação.
A prefeitura entende que o foco é vacinar o maior número de pessoas com a primeira dose, buscando alcançar até 70% de cobertura vacinal da população geral acima de 18 anos.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o município segue as orientações e recomendações do Programa Nacional de Imunizações –PNI. Até o momento, a cobertura vacinal na população alvo registra 34,73% com aplicação da primeira dose.
Vale lembrar que a FioCruz, responsável pela produção da vacina, já emitiu nota oficial informando a importância da manutenção do intervalo de 12 semanas entre as doses.
Qualquer alteração no calendário de vacinação será amplamente divulgado nos meios de comunicação.
Reforça ainda que a vacinação é o melhor caminho para voltarmos à nossa rotina e evitarmos mais mortes e colapsos no sistema de saúde. Procure um dos pontos de vacina da cidade e garanta a sua dose.