Educação

Reciclar para Brincar - Pais e alunos criam juntos brinquedos e jogos pedagógicos com materiais recicláveis

O projeto acontece por meio do envolvimento e parceria de todos os professores e equipe da escola, onde alunos e seus familiares, fazem a confecção dos materiais

Por Antônio Marcos Dias

02/07/2021 - Última atualização 02/07/2021

A equipe da Escola Municipal Cantinho do Céu, no bairro 13 de setembro, vem buscando atenuar e criar alternativas durante esse período de aulas não presenciais para manter ativo o vínculo das crianças com a escola. Assim, foi criado o projeto Reciclar para Brincar, que nesta sexta-feira, 2, aconteceu por meio de um drive-thru pedagógico e de uma exposição de brinquedos e jogos pedagógicos confeccionados ao longo do projeto pelas crianças, o evento aconteceu na área externa do prédio da escola.

O projeto aconteceu por meio do envolvimento e parceria de todos os professores e equipe da escola, onde alunos e seus familiares, fizeram os brinquedos e jogos pedagógicos a partir de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Assim, com o brinquedo sendo construído pela própria criança, foi possível dar “asas à imaginação” delas em uma experiência prática, distante das telas de computadores e dispositivos eletrônicos tão utilizados no contexto do ensino remoto.

Além disso, a temática da reutilização e reciclagem levou também ao despertar para um pensamento crítico de todos os participantes para necessidade de cuidar melhor do nosso planeta. De acordo com a professora Evarista Fernandes, idealizadora do projeto, este momento surgiu a partir da necessidade sentida de diversificar o ensino com alternativas que chamassem a atenção dos alunos nesse período onde boa parte das tarefas são virtuais, conciliadas com a proposta pedagógica.

“Assim, a atividade deste bimestre foi realizada com a temática do cuidado com o meio ambiente, com a ênfase na reciclagem e reutilização. Como resultado desses dos últimos dois meses, podemos ter a satisfação enorme de ver todos os atores da comunidade escolar participando da execução do projeto, mais ainda de ver os rostinhos felizes de nossos alunos”, disse a professora.  

Para a senhora Lumara Rodrigues, mãe da aluna Ísis Luíza, do 2º período, e tia de Nicolas Cauã, “essa ação foi uma atividade superinteressante. Foi uma tarefa que permitiu que minha filha e meu sobrinho saíssem um pouco dessa rotina de somente ler e escrever, gostei da abordagem mais prática e recreativa do projeto, é importante, pois as crianças colocaram a mão na massa, se divertiram também, gostei muito de fazer junto com eles, além disso eles também aprenderam a cuidar do meio ambiente".

Para a gestora da unidade Ariete de Souza, “um dos objetivos foi fazer uma ação que pudesse aproximar ainda mais a família nesse processo de ensino da criança. Também trazer os pequenos  para junto da escola, levando-as a ter uma interação bacana com os colegas e professores, com todo cuidado necessário, é claro, esse momento da culminância com a exposição dos brinquedos e jogos e o drive-thru serviu inclusive para que nossos alunos diminuíssem a saudade do ambiente escolar”, disse.

 

Fotos: Giovani Oliveira - https://bit.ly/3jB3R7d