Saúde

21 ANOS - Hospital da Criança conta com estrutura 100% reformada e equipamentos de última geração

Só no primeiro semestre deste ano, a unidade fez 55.793 atendimentos de urgência e emergência, inclusive de crianças de outros estados e dos países vizinhos

13/08/2021 - Última atualização 13/08/2021

O Hospital da Criança Santo Antônio completa nesta sexta-feira (13), 21 anos de implantação em Boa Vista, na assistência à saúde dos pequenos pacientes, tanto da capital, como dos 14 municípios e países fronteiriços. Muito há que se comemorar, principalmente os avanços na unidade, que hoje conta com 100% de sua estrutura reformada e ampliada.

Este ano em que a unidade completa 21 anos é marcado pela finalização do projeto de reforma e ampliação do hospital. Em oito anos, a prefeitura entregou oito blocos totalmente reformados e revitalizados: o bloco A (administrativo), onde fica a direção, as coordenações e os ambulatórios de especialidades; os blocos B, C e D, onde ficam o laboratório de Análises Clínicas, o setor de Imagem, Emergência, Trauma e UTI; o Ee o último, o bloco F.

A última parte do projeto de reforma e ampliação foi entregue em junho deste ano, que foi o Centro cirúrgico e o Centro de Materiais Esterilizados (CME). Ambos fazem parte do bloco F, que está agora 100% climatizado, com piso em manta vinílica, forro que antes era de PVC agora de gesso, além de iluminação toda em LED e equipado com aparelhos modernos e de última geração.

Atendimentos – O hospital fez 55.793 atendimentos na urgência e emergência no primeiro semestre deste ano. Desse total, foram 47.359 crianças brasileiras e 8.434 de crianças estrangeiras. O hospital segue os protocolos do Ministério da Saúde e atende os pacientes por classificação de risco.

“Contamos hoje com uma unidade hospitalar moderna e equipada com materiais e aparelhos de última geração, dando ainda mais condições de atendimentos para crianças e conforto e segurança para os profissionais de Boa Vista. Este é um dos marcos do avanço da saúde em nossa capital”, destaca o prefeito Arthur Henrique.

A enfermeira Daniela Trindade trabalha na UTI do hospital há 10 anos e também destaca o orgulho de trabalhar na unidade

“Tenho muito orgulho de trabalhar aqui, crescendo junto com a instituição. Aqui é uma casa para todos. É muito bom a gente receber e acolher as crianças e também se sentir acolhidos. Parabéns a todos nós, que possamos melhorar cada vez mais e contribuir com nossa sociedade”.

Maria do Rosário Souza, técnica de enfermagem, também se sente feliz por fazer parte do time de profissionais de saúde do hospital.

“Adoro trabalhar nessa unidade, gosto de trabalhar com crianças e com meus colegas de trabalho, sou chamada carinhosamente de vovó. Estava afastada desde o início da pandemia e voltei agora. Aqui é um lugar onde as crianças são bem tratadas e acolhidas, tenho orgulho de fazer parte dessa equipe”, comemora.

Novos equipamentos – Além de toda estrutura reformada e ampliada, o hospital conta com um tomógrafo e um aparelho de raio-X digital, ambos de última geração. O hospital antes dependia de uma clínica credenciada para fazer exames de tomografia, essencial nos atendimentos emergenciais e traumas. O paciente era deslocado com a equipe numa ambulância para a clínica.

O antigo aparelho de raio-X do hospital era analógico e já tinha mais de 20 anos de uso. Agora, a unidade conta com um equipamento digital e bem mais moderno para suprir a demanda e dar celeridade aos atendimentos.

A unidade conta com um equipamento digital de Raio-X, bem mais moderno para suprir a demanda e dar celeridade aos atendimentos.

Também foram adquiridos novos aparelhos de raio-X portáteis modernos, computadorizados, com alta potência, de excelente qualidade de imagem, de fácil transporte de um setor para o outro.

Outro um equipamento essencial que compõem a tecnologia presente no Hospital da Criança é o arco cirúrgico, que oferece segurança às equipes de saúde, além de facilitar a visualização do campo operatório aos cirurgiões, trabalhando com imagens em tempo real e ainda diminui o tempo da cirurgia.