Educação

Aleitamento Materno - Beneficiárias do Família que Acolhe participam de roda de conversa sobre os benefícios da amamentação

Um momento especial de esclarecimentos com profissionais e troca de experiências entre as mães

Por Ceiça Chaves

04/08/2021 - Última atualização 20/08/2021

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Boa Vista em parceira com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), promoveu nesta quarta-feira, 4, uma roda de conversa com as beneficiárias do Programa Família que Acolhe. Um momento especial de esclarecimento com profissionais e troca de experiências entre elas. Participaram algumas gestantes e mães que amamentam exclusivamente no peito com seus bebês.

O tema “Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos”, foi discutido com a participação da fonoaudióloga do Cernutri, Silvia Furlin, nutricionista da Unicef Grasiely Almeida, e enfermeira do FQA, Eidimar Cutrim. A secretária-adjunta de Projetos Especiais, Valéria Reinbold, destacou a importância da semana em todo o mundo.

“Ações como essas estão ocorrendo no mundo todo e não podíamos deixar passar em branco. Hoje o programa reuniu essas beneficiárias para compartilharmos experiências e saberes juntos com os convidados. Dos questionamentos que surgirem podemos tirar pontos de proteção a este ato de amamentar, que é uma ação de saúde pública”, disse.

Na roda de conversa, a nutricionista Grasiely Almeida, levou informações esclarecedoras sobre a alimentação durante a gestação, sobre a importância do aleitamento materno desde as primeiras horas de vida do bebê, e junto com os demais, tirou as principais dúvidas das mães presentes.

“Nas primeiras 72 horas após o parto, é a produção do colostro, que é o leite mais rico que a mãe tem. Ali tem todas as vitaminas necessárias para que o bebê possa desenvolver seu sistema imunológico. Esclarecemos tudo isso, e também a importância de uma alimentação saudável durante a gestação que influencia muito na qualidade do leite”, declarou.

Mãe de quatro filhos, a jovem Fabiana Ribeiro, 23 anos, teve muitas experiências para contar na roda de conversa. Hoje com a filha caçula nos braços, Maria Lins, de apenas 6 meses, ela contou da sua evolução, enquanto mãe, quando o assunto era amamentação.

“A gente que é mãe sabe o quanto é importante a amamentação nessa fase da criança até os seis meses exclusivamente e até os dois anos. Foi um dia especial para todas nós, aprendemos ainda mais sobre o assunto e a forma ideal para alimentar nossos bebês” disse Fabiana.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

O tema deste ano é “Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada”. Entre os objetivos estão: Informar as pessoas sobre a importância do aleitamento materno; Ancorar o apoio à amamentação como uma responsabilidade de saúde pública; Interagir com pessoas e organizações para um maior impacto; Promover ações de proteção ao aleitamento materno para melhorar a saúde pública.

 

Fotos:  Giovani Oliveira https://bit.ly/3lAaSpJ