Alunos participam de Prova BV no retorno às atividades presenciais

Escolas da Prefeitura de Boa Vista estão preparadas para receber os alunos

Por Ceiça Chaves

09/08/2021 - Última atualização 09/08/2021

A partir desta segunda-feira, 9, as escolas municipais de Boa Vista estão de portas abertas para o acolhimento dos alunos e das famílias, antes do retorno presencial das aulas, previsto para 13 de setembro. Enquanto os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental participam da prova BV, os pais participam de rodas de conversa com a equipe escolar.

A ideia é preparar os estudantes para a retomada das aulas no ambiente de ensino, avaliar o nível de aprendizagem deles e mostrar aos pais que as unidades estão preparadas para este momento. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, aproveitou este primeiro dia de acolhida e avaliação para desejar as boas-vindas aos pequenos.

“É um momento delicado, foi um ano e meio que os alunos ficaram sem o contato direto com a escola. Neste período inicial estamos fazendo esse acolhimento, uma readaptação para elas. Um grupo pequeno de pais e crianças estão sendo agendados por dia, para que nossa equipe converse sobre como vai funcionar o ensino a partir de agora, e mostrando que a escola está preparada para o retorno das aulas”, ressaltou.

As unidades de ensino dispõem de todos os equipamentos de segurança, com torres de álcool nos ambientes, termômetro para medição da temperatura, máscaras estão sendo entregues às crianças, tem álcool em gel disponível nos setores. Dentro das salas, os professores utilizam viseiras de proteção facial, sendo respeitado o distanciamento social com a marcação nas cadeiras.

Ansiosa, Manuela Silva, 7 anos, chegou cedo à escola Municipal Nova Canaã para os testes da Prova BV. Ela não via a hora de rever os colegas, seus professores e retornar à sua escola. “Estudar em casa é legal mas eu prefiro estudar na escola. Aqui a gente faz educação física, brinca e até come. Me senti feliz quando falaram que ia voltar as aulas, contei até para o meu pai”, disse a menina.

A mãe da aluna, Michele Cardoso, 41, a acompanhou durante a prova. Ela conta que as aulas remotas com a filha a ensinaram muito e que o anúncio do retorno é a esperança de dias melhores. “Foi uma experiência única. Eu nunca tinha ficado tanto tempo me dedicando aos estudos da minha filha, aprendi muito com isso. Esse retorno vai ser maravilhoso tanto para ela como para todas as crianças e pais. A gente gosta da escola, dessa atenção e cuidado com nossas crianças”, disse.

Prova BV

Com o tablet em mãos, as crianças respondem aos testes de português e matemática, por meio de uma plataforma digital do Instituto Alfa e Beto. As questões são de múltipla escolha, correspondentes a cada ano do ensino fundamental. Com duração de 1 hora por disciplina, a prova é adaptativa, ou seja, se o aluno não acertar as questões no nível de sua série ele fará, automaticamente, questões das séries anteriores.

“Estamos realizando a prova com os alunos porque queremos avaliar o grau de conhecimento dessas crianças. Tanto tempo longe da escola é normal que surja um deficit de aprendizagem e, com a avaliação podemos planejar os próximos dias, recuperar o tempo perdido e avançar ainda mais na educação do município”, disse Arthur.

As escolas estão agendando no máximo 30 alunos por turno, para evitar a lotação nas salas. O objetivo da Prova BV é reunir dados para um levantamento que vai identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de português e matemática e trabalhar meios de recuperação.

O retorno das aulas

Dia 13 de setembro, todos os estudantes, da creche ao 5º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, devem retornar à sala de aula. Será adotado o modelo de ensino híbrido e escalonado, onde 50% da turma vai estudar de forma presencial, enquanto a outra de forma remota. As escalas serão alternadas semanalmente, para que não ocorra a lotação nas salas.

Fotos: Leo Costa  https://bit.ly/3fNAtb8