Agricultura e Pecuária

Bom Intento - Prefeitura inicia o atendimento a produtores com as novas máquinas no plantio de Sorgo

O suporte e a assistência técnica rural oferecidos pela prefeitura aos agricultores tornam possível o plantio logo após a colheita da soja

Por Walquiria Domingues

27/08/2021 - Última atualização 27/08/2021

A Prefeitura de Boa Vista adquiriu novas máquinas que vão proporcionar um melhor atendimento ao produtor rural e contribuir para o aumento da produção na agricultura familiar. Com isso, a região do Bom intento foi a primeira a dar a largada na plantação de sorgo com estas novas tecnologias.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, o suporte e a assistência técnica rural oferecidos pela prefeitura aos agricultores tornam possível o plantio do sorgo logo após a colheita da soja.

“É a continuidade do trabalho de planejamento para a otimização da produção, com a utilização de trator e plantadeira de 15 linhas. Fortalecendo o produtor, garantindo um maior rendimento e produtividade, desenvolvendo a agricultura familiar no município”.

A mecanização ajuda o produtor em todas as etapas da produção, desde a preparação do solo, plantio, passando pela condução das lavouras, até o processo de colheita. Ela contribui para que os processos ocorram de modo mais rápido e eficiente, destacou o produtor Ariel Perez.

“São 4 famílias que trabalham e vivem da agricultura familiar aqui na nossa fazenda. Além do apoio com assistência técnica da prefeitura, através da secretária municipal de agricultura, nós recebemos também agora o novo maquinário que vai aumentar nossa produtividade, permitindo mais geração de emprego e renda para nossa região”, afirmou.

Fortalecimento da agricultura familiar

A cultura do sorgo é muito utilizada em outros estados, pós colheita da soja. É uma alternativa para aumentar a renda do produtor, com uma segunda safra, viabilizando ainda mais a agricultura familiar, permitindo o plantio simultâneo e otimizando o tempo de implantação da lavoura. O sorgo também é utilizado como cobertura verde para o solo, protegendo-o de processos erosivos, segurando umidade, aumentando a porosidade e após ser colhido promove uma boa palhada que dá suporte para o sistema de plantio direto e também promove o incremento de matéria orgânica no solo, assim melhorando sua fertilidade.

“As novas máquinas chegaram no momento muito importante, graças a essa parceria estamos conseguindo plantar o sorgo, na época da colheita da soja. Sem esse apoio eu não conseguiria realizar essa plantação. Trabalho sério que reforça nossas esperanças para as próximas safras”, disse o produtor José Carlos Sauruk, que iniciou o plantio do sorgo em 200 hectares.

“Conseguimos também uma grande melhoria aqui na estrada com o trabalho realizado pela Patrulha Mecanizada. Foi um reforço para escoar nossa produção de forma mais rápida e com segurança”, complementou o produtor.

Melhor qualidade de vida para o produtor

Os novos maquinários também trazem mais qualidade de vida no campo. O trator com piloto automático e a plantadeira de precisão, com sistema de distribuição pneumática, possui uma excelente distribuição de sementes, além de ser um equipamento que tem uma capacidade grande com rendimento para a cultura otimizando a produção.

Fotos: Giovani Oliveira https://bit.ly/3BbbmqM