Agricultura e Pecuária

Campo Experimental de Boa Vista integra pesquisa de doutorado de acadêmica da UFRR

A pesquisadora Regina Oliveira da Silva, doutoranda do programa Bionorte da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e que está desenvolvendo o projeto “Manejo integrado de lagartas desfolhadoras nas pastagens de Roraima”, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima).

Por Edson Ribeiro

06/08/2021

O Campo Experimental 2021 recebeu esta semana a visita da pesquisadora Regina Oliveira da Silva, doutoranda do programa Bionorte da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e que está desenvolvendo o projeto “Manejo integrado de lagartas desfolhadoras nas pastagens de Roraima”, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima).

Na ocasião, a acadêmica conheceu, pelo segundo ano consecutivo, as potencialidades de produtividade das diversas cultivares. Como parte de sua pesquisa, ela coletou lagartas para, em laboratório, entender como uma praga se desenvolve, afim desenvolver técnicas com a utilização de biotecnologia para combatê-las.

Regina destacou a importância do campo experimental desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), que segundo ela, tem grande relevância não apenas para o setor agrícola, como também para fortalecer o trabalho de pesquisa no setor.

“Estes campos experimentais, essa troca de informações junto com o produtor e os técnicos, é algo extremamente essencial. Tanto que hoje nós estamos aqui. E isto está favorecendo nossa pesquisa”, disse.

Os plantios de sementes de variedades distintas do Campo Experimental têm como objetivo apresentar comportamentos e resultados diferentes, além de observar cultivares com maior resistência às pragas e doenças e também sobre destaque em produtividade.

O Campo Experimental está situado no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), localizado no Bom Intento, zona rural de Boa Vista, e estará aberto à visitação até o próximo domingo, 8.