Social

Conferência discute diretrizes para aperfeiçoamento de políticas de assistência social em Boa Vista

O evento se encerra nesta sexta-feira, 27, na Sala Multiuso do Teatro Municipal

Por Marcus Miranda

27/08/2021 - Última atualização 28/08/2021

Nesta quinta-feira, 26, teve início a 12° Conferência Municipal de Assistência Social, que nesta edição trás o tema “Assistência Social: Direto do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”. O evento se encerra nesta sexta-feira, 27, na Sala Multiuso do Teatro Municipal.

A conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e tem como principal objetivo avaliar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Cerca de 100 pessoas, entre sociedade civil e entidades governamentais, estão participando do encontro.

De acordo com a secretária municipal de Gestão Social, Alessandra Corleta, as conferências são espaços importantes para identificar, analisar e debater políticas públicas, buscando a melhoria e fortalecimento do que já vem sendo feito.

“Boa Vista por si só já merece destaque por toda a política executada, pois no orçamento do município temos garantidos 5% de recursos destinados aos nossos projetos sociais e demais iniciativas. Além disso, conseguimos promover um concurso público, garantindo a permanência e o vínculo desses profissionais com os nossos usuários, um fator importantíssimo”, disse.

De acordo com a presidente do CMAS, Aline Lima, o evento é organizado nos moldes do que preconiza o Conselho Nacional de Assistência Social e tem como principal objetivo a elaboração de propostas que contribuam para políticas no setor.

“É um evento muito importante, visto que contamos com a participação de representantes de entidades governamentais e, principalmente, da sociedade civil e usuários que, melhor do que ninguém, sabem as reais necessidades da estrutura”, explicou.

Durante o evento, serão elaboradas um total de 20 propostas, sendo 10 direcionadas para a capital, outras 05 para a etapa estadual, prevista para outubro e, o restante, para a etapa nacional, que deve acontecer no mês de dezembro. Parte dessas propostas são voltadas para a questão migratória em Roraima.

A programação da Conferência inclui palestras, mesas de discussão, dinâmicas e segue nesta sexta-feira, 27, no mesmo local, das 8h às 12h30. O evento segue todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no que diz respeito às medidas de combate pandemia de coronavírus.