Nesta quarta-feira, 11, moradores da vicinal 7, Polo I, do P.A. Nova Amazônia e também as pessoas que moram nessa região foram vacinadas contra a covid -19. O mutirão aconteceu na Escola Municipal José Davi Feitoza, com o objetivo de reforçar as ações de vacinação desenvolvidas pelo município na área rural às pessoas a partir de 18 anos de idade.
Durante todo o dia, das 8h30 às 17h, os profissionais imunizaram tanto com a 1ª dose como a 2ª dose. A agricultora, Luíza Helena de 57 anos, aproveitou a oportunidade para completar a sua imunização com a 2ª dose dos imunizantes. Ela disse estar aliviada ao aumentar sua proteção sem precisar se deslocar para a cidade.
“Esta doença aumenta e diminui. Então, a gente tem que se cuidar. E com a segunda dose temos mais segurança. Ter a vacina aqui facilitou bastante, pois eu ia para a cidade tomar a vacina, mas fiquei sabendo que ia ter aqui e isto foi muito bom”, relatou Luíza Helena.
A moradora Valentina Medeiros, 36 anos, tomou a 1ª dose. Ela destacou a comodidade trazida pela presença da equipe de vacinação em sua localidade. “Para mim foi excelente. Não tive que me locomover para a cidade e enfrentar fila. E foi muito bom, pois fui bem recebida e deu tudo certo” disse.
Ação prossegue em outras localidades – No início desta semana, os moradores da região do Passarão foram atendidos com o mutirão de vacinação da prefeitura. No entanto, outras localidades também serão beneficiadas.
Nesta sexta-feira, 13, as equipes estarão vacinando a população na região do Truarú. E no dia 14, a vacinação será voltada para os moradores do Monte Cristo, pela manhã, e do Monte das Oliveiras, à tarde.
Além dos pontos itinerantes, os cinco pontos fixos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h.
Recomendações - É importante que as pessoas que se encontram no prazo de receber a segunda dose, completem o esquema vacinal, para melhor eficácia da vacina. No ato da vacinação, é preciso apresentar original e cópia do comprovante de residência, um documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina.
Gestantes – As gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz que estejam no momento de receber a segunda dose da vacina também podem comparecer a escola para completar o esquema vacinal.
No ato da vacinação, as gestantes devem apresentar uma cópia da prescrição médica e comprovante de residência, cartão de vacina da gestante, Cartão SUS ou CPF. Já as puérperas, cópias da prescrição médica e comprovante de residência, certidão de nascimento da criança, cartão de vacina da puérpera, cartão SUS ou CPF.
Mesmo com a vacina em dia, todos devem seguir os protocolos de saúde, com a utilização de máscara, distanciamento social e higienização de mãos, com álcool em gel.