Educação

MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA - Pais e filhos plantam 250 mudas de árvores nas escolas de Boa Vista

Ação faz parte do projeto “Plantando Esperança”, e integra a campanha Pacto pela Paternidade Boa, cuja meta é o acolhimento das famílias e estreitamento dos laços afetivos

Por FÁBIO CAVALCANTE

19/08/2021 - Última atualização 20/08/2021

Em uma ação de conscientização socioambiental e, ao mesmo tempo, com foco no estreitamento dos vínculos familiares, pais e alunos de 30 escolas de Boa Vista fizeram nesta quinta-feira, 19, a plantação de 250 mudas de árvores diversas, como parte da campanha Pacto pela Paternidade Boa e das programações do Mês da Primeira Infância.

Trata-se do Projeto “Pais e Filhos: Plantando Esperança”, que compõe a estratégia da prefeitura de tornar a capital mais arborizada e mais aconchegante para todos. Para isso, os alunos e seus pais se uniram para que o meio ambiente seja em Boa vista ainda preservado, tanto para a atual quanto para as futuras gerações.

Na Escola Municipal Professora Maria Francisca da Silva Lemos, a missão ficou a cargo dos alunos Camilla Barbosa, 9 anos, Carlos Manoel, 8, Débora Kaline, 9, Giurlean Lima, 8, Miguel Asaf, 7, Amanda Rodrigues, 9 e Calebe Souza, 9.

"Quero passar todos os dias em frente à escola e ver a árvore que eu plantei”, disse Camilla Barbosa, 9 anos.

“Temos que preservar o meio ambiente. Nós moramos num país que tem muitas árvores e muitas plantas e temos que cuidar delas. Quero passar todos os dias em frente à escola e ver a árvore que eu plantei”, disse Camilla.

As 250 mudas foram fornecidas pelo Horto Municipal e envolvem ipê amarelo, ipê rosa, pau-pretinho e jacarandá. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a ideia é promover a sensibilização ambiental, além de evidenciar a importância da figura paterna no desenvolvimento infantil, o acolhimento das famílias e o estreitamento dos laços afetivos entre pais e filhos.

“Esta é uma ação significativa, que representa esse vínculo entre pai e filhos, mas também uma ação de meio ambiente importante. Vamos arborizar as escolas, as crianças vão aprender a como cuidar dessas plantas e fazê-las se desenvolverem dentro das escolas. E isso é fundamental para essa interação entre família, alunos e a própria escola. E isso é um projeto piloto, que com certeza, ainda vai trazer muitos frutos pela frente nas demais escolas e fortalecer a arborização da cidade toda”, disse Arthur.

Gilvan e Giurlean: "É muito importante a criança aprender desde pequeno aprender a cuidar do meio ambiente, a preservar e cuidar das árvores"

O autônomo Gilvan Oliveira fez questão de estar com o filho Giurlean, pois ambos estão sempre envolvidos em alguma atividade juntos, inclusive partilhando do mesmo gosto por esportes. Para ele, ações como essa são importantes no desenvolvimento da criança e por aproximarem mais as famílias.

“É muito importante a criança aprender desde pequeno aprender a cuidar do meio ambiente, a preservar e cuidar das árvores. E nós estamos sempre juntos, torcendo pelo nosso time, em alguma atividade física, aprendendo sobre a vida. Temos que dar exemplo para eles, pois cidadãos se formam ainda pequenos”.