Pacto pela Paternidade Boa

Conheça a iniciativa da Prefeitura de Boa Vista para fortalecer os vínculos entre pais e filhos

11/08/2021 - Última atualização 04/10/2021

Você sabia que, a partir deste ano, agosto se tornou o mês da Primeira Infância? E Boa Vista tem muito do que se orgulhar: somos a Capital da Primeira Infância, graças a um projeto que virou modelo para o Brasil e é reconhecido em todo o mundo.

Hoje venho celebrar esse importante acréscimo em nosso calendário, e chamar atenção sobre como podemos seguir em frente e evoluir ainda mais para oferecer atenção e cuidado aos primeiros anos de vida, que são os mais importantes. Agosto também é o mês dos pais. E eu, no meu papel de prefeito, homem e pai de quatro filhas, gostaria de tomar partido dessa dupla celebração – o Mês dos Pais, e agora o Mês das Crianças – e chamar todos os homens para um PACTO PELA PATERNIDADE BOA.

Vamos juntos olhar para o nosso papel de cuidadores das crianças, que são o nosso futuro, e pensar em como podemos melhorar? Este é um passo muito importante. Se todos vocês vierem junto, podemos ser um modelo para outros municípios. Vamos mostrar que paternidade e primeira infância estão muito relacionados.

Ser pai não é fácil. A gente não nasce sabendo ser pai. A gente precisa aprender olhando não só pro modelo que tivemos quando crianças, mas para outros exemplos também.

Precisamos participar mais dos cuidados com as crianças desde o pré-natal até a adolescência. Temos que dar total atenção às crianças nessa pandemia, participando de verdade das suas rotinas. E eu falo porque sei a diferença que isso faz em uma família.

Precisamos educar com exemplos. Sem agredir e nem humilhar. Está cada vez mais comprovado que o medo e a violência não funcionam - e causam problemas sérios para o desenvolvimento dos nossos filhos. Estamos levando às ruas uma campanha para informar e apoiar os pais nessa missão tão linda, que é ajudar um outro ser humano a crescer.

Vamos todos assumir esse desafio pois a paternidade boa é um grande pilar que sustenta a primeira infância. Nesse mês dos pais mais que receber um presente, vamos oferecer nossa presença e participar de verdade!

Arthur Henrique

Prefeito de Boa Vista