Cidadania

Praça das Águas e Teatro Municipal são cenários das novas aventuras da Turma da Mônica

Boa Vista, Capital da Primeira Infância, entre as sete capitais em destaques no novo livro da turminha

Por Ceiça Chaves

12/08/2021 - Última atualização 12/08/2021

Boa Vista e dois de seus principais cartões-postais são cenários das novas aventuras da Turma da Mônica. O livro recém-lançado “Turma da Mônica pelo Brasil – Capitais” mostra os famosos personagens criados por Maurício de Sousa se divertindo na Praça das Águas e Teatro Municipal durante uma viagem pelo país em um balão mágico.

A Capital da Primeira Infância chamou a atenção dos editores da Maurício de Sousa Produções, por sua beleza, organização e pelos belos pontos turísticos. A ideia do livro é que a criançada aprenda um pouco sobre a cultura, tradições e a história de cada estado visitado.

“O livro mostra para a criança a diversidade do nosso país, propondo valorizar e resgatar a cultura e tradições de cada região”, disse Sidney Gusman, editor do livro.

Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, ver a cidade ganhando visibilidade lá fora é sempre um orgulho para todos que moram aqui, em especial, para quem está ajudando a construir uma cidade para as futuras gerações.

“O trabalho feito nos últimos anos vem refletindo no Brasil e no mundo. A cidade teve sua beleza renovada. A Praça das Águas foi um dos nossos cartões-postais que revitalizamos há pouco tempo, onde a deixamos mais moderna. E o Teatro foi realmente uma obra grandiosa, um legado deixado aos boa-vistenses. Sem contar que somos referência no cuidado com o público infantil, o que nos rendeu título de Capital da Primeira Infância”, disse.

Como foi o passeio da turma

“Quando os personagens chegaram em Boa Vista, foram brincar na Praças da Águas, bem em frente a placa “Eu amo Boa Vista”. Como estava quente Bidu aproveitou a água que respingava da fonte para se refrescar. Cascão abriu seu Guarda Chuva e ficou admirando tudo longe da água. A turma também conheceu o teatro municipal, principal ponto turístico e cultural da cidade. Uma obra tão grandiosa que ficou até difícil encontrar os personagens no local”, diz a publicação.

O livro é um aprendizado de brincadeiras, que incentiva as crianças leitoras a encontrar a turminha entre a multidão de cada capital. O mais interessante é que os pais, ao adquirirem o livro, personalizam a história com a participação do filho. Ao acessar a plataforma, só inserir o nome da criança e as características físicas que o livro chega tendo a criança como protagonista da história.

Além de Boa Vista, as capitais que fizeram parte dessa aventura foram São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Maceió (AL), São Luís (MA), Florianópolis (SC) e Brasília (DF).

Boa Vista em destaque nacional

Uma das capitais mais jovens do país hoje é referência quando o assunto é primeira infância. Já foi eleita a 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula e a 6ª melhor capital em prática de esportes, segundo a Pesquisa “Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico” (Vigitel), do Ministério da Saúde.

Também a 11ª melhor capital para criar filhos (Revista Exame) e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, segundo pesquisa da Revista Bula. Recentemente o portal da CNN Brasil listou o Mirante Edileusa Lóz, entre os dez com as mais belas vistas do país. Boa Vista foi a única capital da região Norte citada.

Bombou nas redes – Os pontos turísticos de Boa Vista também receberam aquela homenagem de respeito, em uma ‘trend’ da agente de turismo e blogueira Jéssica Aguiar. A publicação bombou no Instagramteve milhares de visualizações. O vídeo mostra Jéssica “caminhando” por diversos pontos da cidade, como Portal do Milênio, Igreja Matriz, Ponte dos Macuxis, Parque do Rio Branco, dentre outros.

Além disso, o youtuber Lucas Estevam, do canal Estevam pelo Mundo, registrou a cidade em uma de suas séries de vídeos pelo Brasil, onde mostrou a capital com todos os seus pontos turísticos e seus destaques na gastronomia, como a nossa maior paçoca do mundo. O vídeo pode ser acessado aqui.