Educação

Prefeitura anuncia retorno das atividades presenciais da rede municipal de ensino

A partir de segunda-feira, 9, começa o processo de acolhimento das famílias e avaliação diagnóstica com os alunos

Por Ceiça Chaves

03/08/2021 - Última atualização 05/08/2021

A Prefeitura de Boa Vista anunciou o retorno das atividades presenciais para o dia 13 de setembro. As escolas estão preparadas para receberem os alunos. Para isso, a partir de segunda-feira, 9, começa o processo de acolhimento dos estudantes com rodas de conversas com as famílias e avaliação diagnóstica com os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

O acolhimento será agendado e necessário para que os pais e responsáveis fiquem cientes dos próximos passos a serem seguidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Para o retorno das aulas, as escolas seguirão os protocolos de segurança, disponibilizando máscaras para as crianças e toda equipe escolar, álcool em gel, viseiras de proteção facial aos professores. Torres de álcool estarão nos ambientes de ensino.

“Sabemos que não basta apenas reabrir as escolas. Temos a consciência da importância de preparar as nossas crianças para voltar às salas de aula. Vamos conversar sobre como será o retorno, explicar como vai funcionar, reforçar todos os critérios de segurança contra a covid-19 e sobre como tornar este retorno menos impactante para as crianças”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Prova BV

A Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Instituto Alfa e Beto fará uma avaliação diagnóstica com todos os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. A “Prova BV” será aplicada a partir do dia 9 de agosto, de forma presencial e escalonada, seguindo todos os protocolos sanitários.

O objetivo é reunir dados para um levantamento que vai identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de português e matemática. Os testes serão aplicados por meio de uma plataforma digital do IAB, onde os estudantes utilizarão os tablets já existentes nas escolas.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, incentivou a participação de todas crianças nesse processo para se ter uma visão mais próxima da realidade. “A Prova BV vai ajudar a escola a fazer um diagnóstico do conhecimento das crianças. Ela será essencial para que os professores possam planejar suas próximas aulas, visando a melhoria da qualidade do ensino. Pais estimulem seu filho a fazer a avaliação, será muito importante para ele”, reforçou.

As provas serão aplicadas digitalmente, com questões de múltipla escolha correspondentes a cada ano do ensino fundamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular. A prova terá duração de 1 hora por disciplina (português e matemática). O teste é adaptativo, ou seja, se o aluno não acertar as questões no nível de sua série ele fará, automaticamente, questões das séries anteriores.

Ao final, será realizado a sincronização das informações, alimentando simultaneamente o banco de dados, chegando mais brevemente aos resultados.

Abono Salarial

A prefeitura anunciou também o pagamento do abono salarial para servidores da SMEC. O pagamento será feito em parcela única no dia 6 de agosto. O valor será correspondente ao salário e, referente ao mês de maio. Cerca de 5.134 servidores serão beneficiados, entre efetivos, comissionados, temporários, assistentes, cuidadores e equipe administrativa da secretaria.